Avaliação institucional : procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16792 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
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Souza, Kaio da SilvaPereira, Maria SusleySilva, Edileuza Fernandes daSOUZA, Kaio da Silva. Avaliação institucional: procedimento imprescindível para a construção do projeto político pedagógico escolar. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/16792Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.Este trabalho monográfico investiga se a avaliação institucional tem sido situada como ferramenta imprescindível para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Cantinho do Saber. Inicialmente é apresentada a Avaliação Institucional como processo de democratização do ensino, seguida da relação entre projeto político-pedagógico e a coordenação pedagógica, trazendo considerações sobre a avaliação institucional. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa por meio de questionários abertos e fechados aplicados a diretora da escola, dois coordenadores pedagógicos, quinze professores, seis profissionais da carreira assistência à educação e dez pais de aluno, além de análise documental, do PPP da escola. Três aspectos podem ser destacados nos resultados da pesquisa: os educadores consideram a avaliação institucional como parâmetro da qualidade de ensino, a avaliação institucional é vista como facilitador da gestão democrática e os pais, em geral, não têm conhecimento da avaliação institucional realizada pela escola. A pesquisa teve como referências vários autores dentre eles: Veiga, Vasconcellos, Paro, Gil e Gadotti, além dos documentos oficiais que amparam e embasam o processo de Avaliação Institucional. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a avaliação institucional na rede pública do Distrito Federal é uma ferramenta que deve estar presente no projeto político-pedagógico da escola e é indispensável para a gestão democrática.Submitted by Raiane Costa da Silva (raianesilva@bce.unb.br) on 2017-05-05T19:56:03Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_KaioDaSilvaSouza_tcc.pdf: 1055388 bytes, checksum: 6c2a21d3f99856f371daeee154e029aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-05-08T12:28:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_KaioDaSilvaSouza_tcc.pdf: 1055388 bytes, checksum: 6c2a21d3f99856f371daeee154e029aa (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T12:28:29Z (GMT). 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