Moda circular : uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29951 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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Tsui, CindySantos, Patricia Guarnieri dosTSUI, Cindy. Moda circular: uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidores. 2021. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29951Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.A indústria da moda, apesar de contribuir consideravelmente para o desenvolvimento econômico, é uma das grandes responsáveis pela poluição ambiental, seja na produção dos tecidos e dos produtos finais, como no descarte excessivo de roupas, devido ao consumo exacerbado no setor. Frequentemente, muitos problemas de desrespeito às condições mínimas de trabalho e direitos humanos é observado nesse setor. Com isso, diversas organizações passaram a mudar sua forma de pensar e agir e, assim, o modelo circular surge para alinhar a produção-consumo com a sustentabilidade. Diante deste cenário, esse estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos consumidores sobre economia circular e sua aplicabilidade no setor de moda, assim como, seu comportamento de consumo de roupas no contexto circular. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa. Foi utilizado o procedimento técnico de levantamento ou survey, por meio da aplicação de um questionário para obter a percepção de consumidores. Obteve-se um retorno de 415 respostas, sendo duas invalidadas. A análise dos dados foi feita via estatística descritiva, por meio da análise de frequências. Os principais resultados mostraram que os conceitos de economia circular e moda circular ainda são desconhecidos pela maioria dos respondentes. Dentre os hábitos de consumo sustentável, os relacionados à moda circular são os menos praticados sendo que, para os que conhecem os conceitos do modelo circular, os resultados foram mais positivos. Observou-se que no consumo de roupas no contexto de moda circular, os fatores preço, redução do desperdício e impactos negativos da produção no ambiente e o caimento da peça, foram os mais ressaltados entre os respondentes. Por outro lado, os fatores que mais desmotivaram uma compra foram a falta de conhecimento e acesso a marcas que ofertem esse tipo de roupa, o preço e o visual da peça. A pesquisa contribui ao identificar a percepção do consumidor sobre a moda circular, garantindo informações relevantes às organizações, na aplicação de um modelo circular e no alinhamento das estratégias para satisfação do cliente, bem como por abordar um tema ainda pouco explorado na literatura.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-02T11:58:07Z No. of bitstreams: 1 2021_CindyTsui_tcc.pdf: 1982716 bytes, checksum: 7bb80bba13cfb1db90b6977fee772fdb (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-21T13:00:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_CindyTsui_tcc.pdf: 1982716 bytes, checksum: 7bb80bba13cfb1db90b6977fee772fdb (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T13:00:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_CindyTsui_tcc.pdf: 1982716 bytes, checksum: 7bb80bba13cfb1db90b6977fee772fdb (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia circularModa - sustentabilidadeConsumidores - comportamento de compraConsumo conscienteModa circular : uma análise do conhecimento e comportamento de compras dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T13:00:37Z2022-02-21T13:00:37Z2021-10-27porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29951/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_CindyTsui_tcc.pdf2021_CindyTsui_tcc.pdfapplication/pdf1982716http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29951/1/2021_CindyTsui_tcc.pdf7bb80bba13cfb1db90b6977fee772fdbMD5110483/299512022-02-21 10:00:37.929oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T13:00:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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