Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Filipe de Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1169
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
id UNB-2_8619914dffe4e1d41e472cc2e19ad813
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1169
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Bernardes, Filipe de AlmeidaRibeiro, Walter EustáquioBERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1169Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.Uma das maiores inovações tecnológicas e organizacionais no mundo empresarial da atualidade é a Internet, um fenômeno que tem modificado a forma de atuar das organizações, possibilitando ganhos em termos de vantagem competitiva. Nesse sentido, o comércio eletrônico surge como uma nova forma de comercialização de produtos e serviços e se configura como uma ferramenta estratégica para as organizações. O presente estudo tem como objetivo a formulação de uma estratégia de utilização do comércio eletrônico capaz de proporcionar ganhos em termos de vantagem competitiva para as organizações. Mediante um estudo sobre o perfil dos consumidores foi possível identificar quais fatores influenciam a decisão sobre a utilização do comércio eletrônico. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para uma amostra de 242 estudantes de graduação do curso de administração da Universidade de Brasília (UnB), que apresentaram como resultados que os fatores que inibem a utilização do comércio eletrônico foram a falta de segurança do site, a falta de informações sobre o produto e a falta de credibilidade da empresa, enquanto a comodidade, os preços competitivos, as promoções e a diversidade de produtos e serviços foram os fatores que estimulam a utilização do comércio eletrônico pelos consumidores. Concluiu-se que, para que o comércio eletrônico se torne uma poderosa fonte de vantagem competitiva, é essencial que as empresas direcionem seus investimentos em questões de segurança nas transações, definam uma estratégia de liderança em custos, bem como uma estratégia de diferenciação, e estudem o comportamento do consumidor, buscando identificar e satisfazer suas necessidades.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-19T17:25:27Z No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-27T13:32:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-27T13:32:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Comércio eletrônicoComportamento do consumidorMarketing na InternetUtilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-27T13:32:21Z2010-10-27T13:32:21Z2010-10-27T13:32:21Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdfapplication/pdf567805http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/1/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdfa8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/2/license.txta9f809e65e6429218cfdd5e57b03920cMD52TEXT2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txt2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txttext/plain97894http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/3/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txtc03087181cedb84ce9805b3b18bea292MD5310483/11692013-07-04 10:46:33.273oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-04T13:46:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
title Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
spellingShingle Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
Bernardes, Filipe de Almeida
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Marketing na Internet
title_short Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
title_full Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
title_fullStr Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
title_full_unstemmed Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
title_sort Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
author Bernardes, Filipe de Almeida
author_facet Bernardes, Filipe de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Filipe de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
contributor_str_mv Ribeiro, Walter Eustáquio
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Marketing na Internet
topic Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Marketing na Internet
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-27T13:32:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-27T13:32:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-27T13:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1169
identifier_str_mv BERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/1/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/3/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4
a9f809e65e6429218cfdd5e57b03920c
c03087181cedb84ce9805b3b18bea292
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907712522584064