Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1169 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
id |
UNB-2_8619914dffe4e1d41e472cc2e19ad813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1169 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bernardes, Filipe de AlmeidaRibeiro, Walter EustáquioBERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1169Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.Uma das maiores inovações tecnológicas e organizacionais no mundo empresarial da atualidade é a Internet, um fenômeno que tem modificado a forma de atuar das organizações, possibilitando ganhos em termos de vantagem competitiva. Nesse sentido, o comércio eletrônico surge como uma nova forma de comercialização de produtos e serviços e se configura como uma ferramenta estratégica para as organizações. O presente estudo tem como objetivo a formulação de uma estratégia de utilização do comércio eletrônico capaz de proporcionar ganhos em termos de vantagem competitiva para as organizações. Mediante um estudo sobre o perfil dos consumidores foi possível identificar quais fatores influenciam a decisão sobre a utilização do comércio eletrônico. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para uma amostra de 242 estudantes de graduação do curso de administração da Universidade de Brasília (UnB), que apresentaram como resultados que os fatores que inibem a utilização do comércio eletrônico foram a falta de segurança do site, a falta de informações sobre o produto e a falta de credibilidade da empresa, enquanto a comodidade, os preços competitivos, as promoções e a diversidade de produtos e serviços foram os fatores que estimulam a utilização do comércio eletrônico pelos consumidores. Concluiu-se que, para que o comércio eletrônico se torne uma poderosa fonte de vantagem competitiva, é essencial que as empresas direcionem seus investimentos em questões de segurança nas transações, definam uma estratégia de liderança em custos, bem como uma estratégia de diferenciação, e estudem o comportamento do consumidor, buscando identificar e satisfazer suas necessidades.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-19T17:25:27Z No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-27T13:32:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-27T13:32:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf: 567805 bytes, checksum: a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 (MD5)Comércio eletrônicoComportamento do consumidorMarketing na InternetUtilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-27T13:32:21Z2010-10-27T13:32:21Z2010-10-27T13:32:21Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdfapplication/pdf567805http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/1/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdfa8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/2/license.txta9f809e65e6429218cfdd5e57b03920cMD52TEXT2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txt2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txttext/plain97894http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/3/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txtc03087181cedb84ce9805b3b18bea292MD5310483/11692013-07-04 10:46:33.273oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-04T13:46:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
title |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
spellingShingle |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações Bernardes, Filipe de Almeida Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Marketing na Internet |
title_short |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
title_full |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
title_fullStr |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
title_full_unstemmed |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
title_sort |
Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações |
author |
Bernardes, Filipe de Almeida |
author_facet |
Bernardes, Filipe de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Filipe de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Walter Eustáquio |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Walter Eustáquio |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Marketing na Internet |
topic |
Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Marketing na Internet |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-27T13:32:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-27T13:32:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-27T13:32:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1169 |
identifier_str_mv |
BERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/1/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1169/3/2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8acd284fdb763de83d8eb6def30f8f4 a9f809e65e6429218cfdd5e57b03920c c03087181cedb84ce9805b3b18bea292 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907712522584064 |