Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28989 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021. |
id |
UNB-2_91c7467c9c45e197876d2e6aa9c16187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/28989 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Batista, Ana Thayná AraújoDantas, Edmundo BrandãoBATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28989Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.Tendo em vista a Revolução da TIC nas instituições financeiras e no consumidor, as empresas precisaram se reinventar através da tecnologia para entregar além de serviços, mas, também, identificação subjetiva com a marca. Diante disso, foi realizado um estudo de caso da Nubank para analisar como ela posicionou sua marca na comunicação digital para criar vantagem competitiva. Para tanto, foram analisados os canais de comunicação digital; comparados os posicionamentos de marca da Nubank e do Banco do Brasil Digital; e identificada a vantagem competitiva da Nubank. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com base em material documental e bibliográfico, seguida pela avaliação do conteúdo. Verificou-se que o posicionamento de marca adotado influenciou na comunicação da Nubank, pois se apresentaram alinhados, ambos em oposição aos bancos tradicionais. Ela fez isso através do reforço constante das premissas da marca em uma aparente ação de Branding que transpassou todos os seus esforços. Portanto, a vantagem competitiva da fintech foi a cultura empresarial por ter sido diretriz da comunicação e a posicionado de forma inovadora no setor bancário.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:28:57Z No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-20T22:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketingMarcaBranding (Marketing)Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-20T22:31:59Z2021-10-20T22:31:59Z2021-05-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdfapplication/pdf2761817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/1/2021_AnaThayn%C3%A1Ara%C3%BAjoBatista_tcc.pdf6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6MD5110483/289892021-10-20 19:31:59.252oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-20T22:31:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
title |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
spellingShingle |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank Batista, Ana Thayná Araújo Marketing Marca Branding (Marketing) |
title_short |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
title_full |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
title_fullStr |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
title_full_unstemmed |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
title_sort |
Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank |
author |
Batista, Ana Thayná Araújo |
author_facet |
Batista, Ana Thayná Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ana Thayná Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Marca Branding (Marketing) |
topic |
Marketing Marca Branding (Marketing) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-05-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-20T22:31:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-20T22:31:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28989 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/1/2021_AnaThayn%C3%A1Ara%C3%BAjoBatista_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908058498138112 |