Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Thayná Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28989
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
id UNB-2_91c7467c9c45e197876d2e6aa9c16187
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28989
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Batista, Ana Thayná AraújoDantas, Edmundo BrandãoBATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28989Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.Tendo em vista a Revolução da TIC nas instituições financeiras e no consumidor, as empresas precisaram se reinventar através da tecnologia para entregar além de serviços, mas, também, identificação subjetiva com a marca. Diante disso, foi realizado um estudo de caso da Nubank para analisar como ela posicionou sua marca na comunicação digital para criar vantagem competitiva. Para tanto, foram analisados os canais de comunicação digital; comparados os posicionamentos de marca da Nubank e do Banco do Brasil Digital; e identificada a vantagem competitiva da Nubank. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com base em material documental e bibliográfico, seguida pela avaliação do conteúdo. Verificou-se que o posicionamento de marca adotado influenciou na comunicação da Nubank, pois se apresentaram alinhados, ambos em oposição aos bancos tradicionais. Ela fez isso através do reforço constante das premissas da marca em uma aparente ação de Branding que transpassou todos os seus esforços. Portanto, a vantagem competitiva da fintech foi a cultura empresarial por ter sido diretriz da comunicação e a posicionado de forma inovadora no setor bancário.Submitted by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:28:57Z No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-10-20T22:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-20T22:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf: 2761817 bytes, checksum: 6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketingMarcaBranding (Marketing)Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-20T22:31:59Z2021-10-20T22:31:59Z2021-05-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdf2021_AnaThaynáAraújoBatista_tcc.pdfapplication/pdf2761817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/1/2021_AnaThayn%C3%A1Ara%C3%BAjoBatista_tcc.pdf6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6MD5110483/289892021-10-20 19:31:59.252oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-20T22:31:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
title Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
spellingShingle Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
Batista, Ana Thayná Araújo
Marketing
Marca
Branding (Marketing)
title_short Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
title_full Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
title_fullStr Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
title_full_unstemmed Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
title_sort Posicionamento de marca na comunicação digital : um estudo de caso da Fintech Nubank
author Batista, Ana Thayná Araújo
author_facet Batista, Ana Thayná Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Thayná Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Marca
Branding (Marketing)
topic Marketing
Marca
Branding (Marketing)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T22:31:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-20T22:31:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28989
identifier_str_mv BATISTA, Ana Thayná Araújo. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da Fintech Nubank. 2021. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28989/1/2021_AnaThayn%C3%A1Ara%C3%BAjoBatista_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
6e7aeed79e0a56df450449d7909f3bc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908058498138112