Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12595 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
id |
UNB-2_9220cbc753f66bec5253ad9af0169406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12595 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Juntolli, Danielle DominguesAlmeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves deJUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/12595Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.O constante processo de transformação pelo qual a contabilidade tem passado nos últimos anos, modificou o modo como os ativos intangíveis são tratados. Cada vez mais, as empresas estão realizando grandes transações em que fica claro uma diferença entre o valor que consta no patrimônio líquido nas demonstrações contábeis e o valor de mercado efetivamente pago. Para muitos autores essa diferença é justamente o valor de ativos intangíveis não contabilizados, como o valor da marca, por exemplo. A marca é tida como um ativo de suma importância para a empresa, pois quando gerida de forma adequada é capaz de gerar muitos benefícios. Conhecedoras disso, muitas consultorias se especializaram em avaliar o valor da marca e o resultado mais evidente é a publicação de rankings listando as marcas mais valiosas. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a existência de correlação entre o valor da marca apresentado no ranking da Interbrand, consultoria especializa em avaliar o valor da marca, e o valor do patrimônio líquido, com enfoque nas empresas constantes desse ranking. Para isso é necessário conhecer sobre ativos intangíveis, patrimônio líquido, marcas, avaliação da marca e a metodologia adotada pela Interbrand. O resultado, ao analisar o conjunto de empresas, demonstra uma correlação moderada entre as variáveis, de modo que não é possível afirmar que ao aumentar o valor da marca, o patrimônio líquido também tenha o seu valor acrescido. No entanto, ao estudar a correlação para cada empresa individualmente o resultado foi diferente, encontrou-se fortes correlações, tanto negativa como no caso da Banrisul quanto positiva ocorrida com o Bradesco.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-01-22T17:09:41Z No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-24T15:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-24T15:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf: 999084 bytes, checksum: 1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 (MD5)Marca - valor de mercadoAtivos (Contabilidade)Marcas - avaliaçãoMarca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-24T15:58:19Z2016-03-24T15:58:19Z2016-03-24T15:58:19Z2013-07-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf2013_DanielleDominguesJuntolli.pdfapplication/pdf999084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/1/2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/5/license.txtd497ce0c02212435e48fb34ec34996d4MD5510483/125952016-03-24 13:01:16.572oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-24T16:01:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
title |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
spellingShingle |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas Juntolli, Danielle Domingues Marca - valor de mercado Ativos (Contabilidade) Marcas - avaliação |
title_short |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
title_full |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
title_fullStr |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
title_full_unstemmed |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
title_sort |
Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
author |
Juntolli, Danielle Domingues |
author_facet |
Juntolli, Danielle Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juntolli, Danielle Domingues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marca - valor de mercado Ativos (Contabilidade) Marcas - avaliação |
topic |
Marca - valor de mercado Ativos (Contabilidade) Marcas - avaliação |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T15:58:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-24T15:58:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-24T15:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12595 |
identifier_str_mv |
JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/1/2013_DanielleDominguesJuntolli.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12595/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fec2de0654c3fd3e01fc43e51c70621 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d d497ce0c02212435e48fb34ec34996d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492980339572736 |