Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Mariana Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11725
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
id UNB-2_962ae8068c70c8194e3f951fb6549a29
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11725
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Bezerra, Mariana RamosLobo, Andréa de SouzaBEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11725Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.Para entender como a metodologia da antropologia, a etnografia, funciona fora da aplicação acadêmica, visando o mercado privado de consumo, decidi pesquisar sobre o Coolhunting, ou Pesquisa de Tendências. Este tipo de pesquisa busca traçar tendências futuras a partir de comportamentos sociais para melhor direcionar o posicionamento de marcas e empresas do segmento de consumo. As fontes de dados usados para essa pesquisa se deram por meio de entrevistas de profissionais denominados coolhunters, ou pesquisadores de tendências; identificação de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, entrevistas presenciais de profissionais da área, por meio de encontros entre mim e o interlocutor e por meio de cursos oferecidos por escolas e pesquisadores com a finalidade de explanar sobre o coolhuting; além de buscar referencial teórico mais recente sobre o assunto, visto que ainda é uma atividade pouco explorada academicamente e referencial teórico sobre o fazer etnográfico. Desses estudos e pesquisas foi possível traçar em que medida os conhecimentos da antropologia são aplicáveis em outros contextos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTTo understand how the methodology of anthropology, the ethnography, works out of the academic application, aimed at the private consumer market, I decided to research the Coolhunting, or Trends Reserach. This type of research seeks to outline future trends from social behaviors to better direct the positioning of brands and companies in the consumer segment. Data sources used for this research is given through professional interviews called coolhunters, or trends researchers; identification of companies specialized in this type of research, in-person interviews of professionals, through meetings between me and the speaker and through courses offered by schools and researchers in order to explain about the coolhuting; in addition to seeking the latest theoretical about it, since it's still an activity unexplored academically and theoretical about doing ethnographic. These studies and research has been possible to trace how far the knowledge of anthropology are applicable in other contexts.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-20T18:26:49Z No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-26T12:42:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-26T12:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)CollhuntingComportamento do consumidorAntropologiaOs saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhuntinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-01-26T12:42:44Z2016-01-26T12:42:44Z2016-01-26T12:42:44Z2015-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_MarianaRamosBezerra.pdf2015_MarianaRamosBezerra.pdfapplication/pdf747762http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/1/2015_MarianaRamosBezerra.pdfc27c9a4541d515800c5d010433895573MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/5/license.txtc6a827295a75acff4486da64bf62b9d1MD5510483/117252016-01-26 10:42:44.608oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-01-26T12:42:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
title Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
spellingShingle Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
Bezerra, Mariana Ramos
Collhunting
Comportamento do consumidor
Antropologia
title_short Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
title_full Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
title_fullStr Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
title_full_unstemmed Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
title_sort Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
author Bezerra, Mariana Ramos
author_facet Bezerra, Mariana Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Mariana Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lobo, Andréa de Souza
contributor_str_mv Lobo, Andréa de Souza
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Collhunting
Comportamento do consumidor
Antropologia
topic Collhunting
Comportamento do consumidor
Antropologia
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T12:42:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-26T12:42:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-26T12:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11725
identifier_str_mv BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/1/2015_MarianaRamosBezerra.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c27c9a4541d515800c5d010433895573
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
c6a827295a75acff4486da64bf62b9d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492979686309888