Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11725 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015. |
id |
UNB-2_962ae8068c70c8194e3f951fb6549a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11725 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bezerra, Mariana RamosLobo, Andréa de SouzaBEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11725Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.Para entender como a metodologia da antropologia, a etnografia, funciona fora da aplicação acadêmica, visando o mercado privado de consumo, decidi pesquisar sobre o Coolhunting, ou Pesquisa de Tendências. Este tipo de pesquisa busca traçar tendências futuras a partir de comportamentos sociais para melhor direcionar o posicionamento de marcas e empresas do segmento de consumo. As fontes de dados usados para essa pesquisa se deram por meio de entrevistas de profissionais denominados coolhunters, ou pesquisadores de tendências; identificação de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, entrevistas presenciais de profissionais da área, por meio de encontros entre mim e o interlocutor e por meio de cursos oferecidos por escolas e pesquisadores com a finalidade de explanar sobre o coolhuting; além de buscar referencial teórico mais recente sobre o assunto, visto que ainda é uma atividade pouco explorada academicamente e referencial teórico sobre o fazer etnográfico. Desses estudos e pesquisas foi possível traçar em que medida os conhecimentos da antropologia são aplicáveis em outros contextos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTTo understand how the methodology of anthropology, the ethnography, works out of the academic application, aimed at the private consumer market, I decided to research the Coolhunting, or Trends Reserach. This type of research seeks to outline future trends from social behaviors to better direct the positioning of brands and companies in the consumer segment. Data sources used for this research is given through professional interviews called coolhunters, or trends researchers; identification of companies specialized in this type of research, in-person interviews of professionals, through meetings between me and the speaker and through courses offered by schools and researchers in order to explain about the coolhuting; in addition to seeking the latest theoretical about it, since it's still an activity unexplored academically and theoretical about doing ethnographic. These studies and research has been possible to trace how far the knowledge of anthropology are applicable in other contexts.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-20T18:26:49Z No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-01-26T12:42:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-26T12:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_MarianaRamosBezerra.pdf: 747762 bytes, checksum: c27c9a4541d515800c5d010433895573 (MD5)CollhuntingComportamento do consumidorAntropologiaOs saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhuntinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-01-26T12:42:44Z2016-01-26T12:42:44Z2016-01-26T12:42:44Z2015-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_MarianaRamosBezerra.pdf2015_MarianaRamosBezerra.pdfapplication/pdf747762http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/1/2015_MarianaRamosBezerra.pdfc27c9a4541d515800c5d010433895573MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/5/license.txtc6a827295a75acff4486da64bf62b9d1MD5510483/117252016-01-26 10:42:44.608oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-01-26T12:42:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
title |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
spellingShingle |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting Bezerra, Mariana Ramos Collhunting Comportamento do consumidor Antropologia |
title_short |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
title_full |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
title_fullStr |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
title_full_unstemmed |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
title_sort |
Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado : o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting |
author |
Bezerra, Mariana Ramos |
author_facet |
Bezerra, Mariana Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Mariana Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lobo, Andréa de Souza |
contributor_str_mv |
Lobo, Andréa de Souza |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Collhunting Comportamento do consumidor Antropologia |
topic |
Collhunting Comportamento do consumidor Antropologia |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-26T12:42:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-26T12:42:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-26T12:42:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11725 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Mariana Ramos. Os saberes antropológicos aplicados ao mercado privado: o papel do antropólogo e da etnografia através do estudo de caso coolhunting. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/1/2015_MarianaRamosBezerra.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11725/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c27c9a4541d515800c5d010433895573 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d c6a827295a75acff4486da64bf62b9d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907862992191488 |