O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carla Frade de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11886
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
id UNB-2_9ca64ae237b2ac2f459e5f2264096c37
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11886
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Castro, Carla Frade de PaulaJasper, Eric HadmannCASTRO, Carla Frade de Paula. O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal: um paradigma para o direito de marcas? 2015. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11886Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.Este trabalho tem por objetivo analisar criticamente o acórdão proferido pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça no âmbito do Recurso Especial 1.377.911, em outubro de 2014. Tratando de maneira inédita o tema na Corte, o acórdão concluiu que a publicidade comparativa não implica concorrência desleal ou violação de marca alheia, desde que respeitadas certas condições. Para que se possa analisá-lo, serão estudados o instituto da concorrência desleal e da publicidade comparativa. Com relação ao primeiro, é-lhe indispensável a relação de concorrência, a qual ocorre sempre em um mercado definido por suas dimensões produto, geográfica e temporal, ao passo que o elemento da deslealdade será aqui referido em termos de violação ao princípio da prestação. No que toca à publicidade comparativa, primeiramente são esclarecidos conceitos básicos e explicadas as formas pelas quais se dá o controle jurídico da publicidade; em seguida, entra-se nas minúcias – legais e doutrinárias – do controle da publicidade comparativa. Ante a constatação de que o arcabouço normativo é conflitante no pouco que regula, o que se reflete também na doutrina, reveste-se de maior importância a análisedo precedente referido. Feita essa, conclui-se que o Tribunal tomou a melhor decisão. Muito embora tenha fins nitidamente comerciais, a publicidade comparativa que respeita, dentre outros requisitos, a distintividade das marcas comparadas, atuará em benefício dos consumidores, da livre concorrência e da livre iniciativa, não havendo que se falar em concorrência desleal.Submitted by Ruthléa Nascimento (ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2016-01-07T16:08:48Z No. of bitstreams: 1 2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf: 407803 bytes, checksum: 5c8b61e5dbf2bac6ee5463271d1ee894 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-02-11T13:17:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf: 407803 bytes, checksum: 5c8b61e5dbf2bac6ee5463271d1ee894 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-11T13:17:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf: 407803 bytes, checksum: 5c8b61e5dbf2bac6ee5463271d1ee894 (MD5)This work aims to critically analyze the ruling delivered by the Superior Court of Justice in the Special Appeal 1.377.911 on October 2014.Working on the thesis for the first time, the Court concluded that comparative advertising does not amount to unfair competition nor to trademark infringement if certain conditions are fulfilled. In order to analyze it properly, we will proceed to a study of the institutes of unfair competition and of comparative advertising. With regard to the first one, it can not exist without competition, which always takes place in a specific market, defined by its product, geographical and time dimensions, meanwhile the unfair component will be treated as a violation of the provision principle. As to comparative advertising, we will first clarify some basic concepts and then explain the ways through which it is possible for Law to control advertising; furthermore, we will get deep into legal and academic aspects of legal control of comparative advertising. Found that the legislation scenery is not only small but also contradictory (and so are the authors), it becomes very important to analyze the precedent above. Having done that, we conclude that the Court has done a good job. Despite being commercially-oriented, if comparative advertising respects, among other things, the distinctiveness of the compared trademarks, it will act in favour of consumers, free competition and free initiative. No unfair competition can be stated.Superior Tribunal de Justiça (STJ)Publicidade comparativaConcorrência deslealMarca de produtosO Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-11T13:17:33Z2016-02-11T13:17:33Z2016-02-11T13:17:33Z2015-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdfapplication/pdf407803http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/1/2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf5c8b61e5dbf2bac6ee5463271d1ee894MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1860http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/5/license.txt5f1462b400df4344ef638e30851d923cMD5510483/118862017-07-31 08:43:01.686oai:bdm.unb.br:10483/11886TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJ1dGhsw6lhIE5hc2NpbWVudG8gKHJ1dGhsZWFuYXNjaW1lbnRvQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMDEtMDdUMTY6MDg6NDdaIChHTVQpOgoKw4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogYmRtQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzEwNy0yNjg3LgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-07-31T11:43:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
title O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
spellingShingle O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
Castro, Carla Frade de Paula
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Publicidade comparativa
Concorrência desleal
Marca de produtos
title_short O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
title_full O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
title_fullStr O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
title_full_unstemmed O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
title_sort O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal : um paradigma para o direito de marcas?
author Castro, Carla Frade de Paula
author_facet Castro, Carla Frade de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carla Frade de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jasper, Eric Hadmann
contributor_str_mv Jasper, Eric Hadmann
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Publicidade comparativa
Concorrência desleal
Marca de produtos
topic Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Publicidade comparativa
Concorrência desleal
Marca de produtos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-11T13:17:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-11T13:17:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-11T13:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Carla Frade de Paula. O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal: um paradigma para o direito de marcas? 2015. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11886
identifier_str_mv CASTRO, Carla Frade de Paula. O Superior Tribunal de Justiça e a publicidade comparativa desleal: um paradigma para o direito de marcas? 2015. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/1/2015_CarlaFradedePaulaCastro.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11886/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c8b61e5dbf2bac6ee5463271d1ee894
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
5f1462b400df4344ef638e30851d923c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907860492386304