A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2706 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2706 |
Resumo: | Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. |
id |
UNB-2_a108d515022481cc69e2962c4b8a1954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2706 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Kay, Thiago AmadorSouza, Giovanni Carluccio deKAY, Thiago Amador. A evasão de clientes nas instituições financeiras: estudo dos fatores causadores. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2706http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2706Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.O trabalho de monografia proposto buscou identificar e analisar os fatores causadores da evasão de clientes nas instituições financeiras. Os objetivos específicos propostos buscaram identificar: os motivos que levam os clientes a encerrarem seu relacionamento, os fatores que geram insatisfação e os que levam a fidelização. Além disso, foi analisada a isenção de tarifas como fator de retenção de clientes. A pesquisa realizada utilizou-se das metodologias de pesquisa exploratória qualitativa e descritiva quantitativa, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista individual e aplicação de questionário. Os resultados das análises, em conjunto com o referencial teórico pesquisado, permitiu identificar a mudança na folha de pagamento e a insatisfação com o atendimento como principais fatores causadores da evasão de clientes nas instituições financeiras. A insatisfação com o relacionamento bancário foi associada a imposição de se relacionar com um banco em função do crédito do salário, além do preços das tarifas e da falta de comunicação periódica do banco com o cliente. Em relação a flexibilização de tarifas pode-se concluir que ela é necessária, porém insuficiente para conquista da fidelização do cliente. A busca pela fidelização do cliente bancário deverá permear estratégia corporativa de isenção de tarifa bancária e investimentos na gestão do relacionamento.Submitted by Gabriela Botelho (gabrielabotelho@bce.unb.br) on 2012-02-01T18:39:54Z No. of bitstreams: 1 2011_ThiagoAmadorKay.pdf: 364383 bytes, checksum: ff974d4bace576697d5fe483621fdcc5 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes(patricia@bce.unb.br) on 2012-02-02T13:31:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_ThiagoAmadorKay.pdf: 364383 bytes, checksum: ff974d4bace576697d5fe483621fdcc5 (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-02T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_ThiagoAmadorKay.pdf: 364383 bytes, checksum: ff974d4bace576697d5fe483621fdcc5 (MD5)Clientes - lealdadeInstituições financeirasClientes - relacionamentoA evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-02T13:31:36Z2012-02-02T13:31:36Z2012-02-02T13:31:36Z2011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_ThiagoAmadorKay.pdf2011_ThiagoAmadorKay.pdfapplication/pdf364383http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/1/2011_ThiagoAmadorKay.pdfff974d4bace576697d5fe483621fdcc5MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/2/license_urlc0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream24325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/4/license_rdfd9953a1f372f3c476be188450ee639dfMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/5/license.txtd836acd9bd715c7ecc96d27c317aa711MD55TEXT2011_ThiagoAmadorKay.pdf.txt2011_ThiagoAmadorKay.pdf.txttext/plain74646http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/6/2011_ThiagoAmadorKay.pdf.txtdfc9a0151c97f07203e3da99a7859d5eMD5610483/27062021-10-17 16:28:44.351oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-17T19:28:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
title |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
spellingShingle |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores Kay, Thiago Amador Clientes - lealdade Instituições financeiras Clientes - relacionamento |
title_short |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
title_full |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
title_fullStr |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
title_full_unstemmed |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
title_sort |
A evasão de clientes nas instituições financeiras : estudo dos fatores causadores |
author |
Kay, Thiago Amador |
author_facet |
Kay, Thiago Amador |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kay, Thiago Amador |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Giovanni Carluccio de |
contributor_str_mv |
Souza, Giovanni Carluccio de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Clientes - lealdade Instituições financeiras Clientes - relacionamento |
topic |
Clientes - lealdade Instituições financeiras Clientes - relacionamento |
description |
Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-02T13:31:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-02T13:31:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-02T13:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KAY, Thiago Amador. A evasão de clientes nas instituições financeiras: estudo dos fatores causadores. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2706 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2706 |
identifier_str_mv |
KAY, Thiago Amador. A evasão de clientes nas instituições financeiras: estudo dos fatores causadores. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2706 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/1/2011_ThiagoAmadorKay.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2706/6/2011_ThiagoAmadorKay.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff974d4bace576697d5fe483621fdcc5 c0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d9953a1f372f3c476be188450ee639df d836acd9bd715c7ecc96d27c317aa711 dfc9a0151c97f07203e3da99a7859d5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492887626579968 |