Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/884 http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. |
id |
UNB-2_a2fa2fd5c23023146019d7b821c7ada3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/884 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bastos, Gustavo de MouraDantas, Edmundo BrandãoBASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/884http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.Desde os 1970, quando adotou as guitarras elétricas, a música sertaneja brasileira sofre bruscas mudanças. A cada década, desde então, surge uma nova modificação no gênero. Na década atual, sua nova manifestação é um estilo que foi chamado de sertanejo universitário. A grande quantidade de artistas que surgiram de repente e viraram atrações constantes na mídia levaram-me a questionar como os empresários conseguem construir suas famas tão rapidamente. A participação do marketing nesse processo nos leva a perceber que essas mudanças na música sertaneja são, na verdade, adaptações ao mercado. Baseado nisso, este trabalho se dedica a compreender como se constrói a marca dos artistas sertanejos contemporâneos, a partir do marketing. Qual é a relação entre o marketing e o sucesso cada vez maior da música sertaneja?Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-03-01T17:42:52Z No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-03-03T13:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5)Made available in DSpace on 2010-03-03T13:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5) Previous issue date: 2009-07The Brazilian country music has been hardly changed since the 1970’s, when it incorporated the electric guitars. All decades, since then, a new modification appears on the genre. In actual decade, its new manifestation is a style that has been called “sertanejo universitário” (university country music). The high number of artists that suddenly appeared and then stay always on the media led me think about how can the artist-managers bring up their glamorous so quickly. The marketing presences on this process give us the point that the changes on the country music are, actually, market adaptations. Based on that, this work wants to comprehend how the marketing can influence on the branding of contemporaneous Brazilian country artists. What is the relation between marketing and the big glamorous of the Brazilian country music?Música sertanejaMarketing culturalJovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-03-03T13:06:09Z2010-03-03T13:06:09Z2010-03-03T13:06:09Z2009-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_GustavodeMouraBastos.pdf2009_GustavodeMouraBastos.pdfapplication/pdf551094http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/1/2009_GustavodeMouraBastos.pdfa85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream19804http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/3/license_text71892dada5d59e83859450f8db8a6410MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream12170http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/4/license_rdf28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/5/license.txt71051c492c9deceede2187f6e0353f2bMD55TEXT2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txttext/plain102833http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/6/2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt5bca7115cd2a12842cf49a9f5dbc5a5fMD5610483/8842021-07-28 15:09:06.661oai:bdm.unb.br:10483/884TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEwLTAzLTAxVDE3OjQyOjUxWiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IHJlcG9zaXRvcmlvQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzMwNy0yNDExLgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-28T18:09:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
title |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
spellingShingle |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos Bastos, Gustavo de Moura Música sertaneja Marketing cultural |
title_short |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
title_full |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
title_fullStr |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
title_sort |
Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos |
author |
Bastos, Gustavo de Moura |
author_facet |
Bastos, Gustavo de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Gustavo de Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Música sertaneja Marketing cultural |
topic |
Música sertaneja Marketing cultural |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-03T13:06:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-03T13:06:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-03T13:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/884 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/884 http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/1/2009_GustavodeMouraBastos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/6/2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 71892dada5d59e83859450f8db8a6410 28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8d 71051c492c9deceede2187f6e0353f2b 5bca7115cd2a12842cf49a9f5dbc5a5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492868128309248 |