Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versiani, Raíza de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14529
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
id UNB-2_ad00440cdca7f29ecd720c4523c19320
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14529
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Versiani, Raíza de OliveiraJunqueira, Ana Maria ResendeVERSIANI, Raíza de Oliveira. Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14529Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.A busca atual por alimentos saudáveis está cada vez mais presente na vida dos consumidores. O consumo de hortaliças e frutas têm aumentado em virtude do aumento da renda das famílias e a busca por alimentos saudáveis. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos do Mercado Orgânico e da Feira da Agricultura Familiar, localizados na CEASA-DF, identificando suas preferências e quais as motivações que os fazem adquirir esse alimento. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com a utilização de questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 120 questionários, os dados coletados foram submetidos à análise qualitativa/quantitativa. Foram abordados assuntos de preferências, qualidade, investigação de mercado e consumo. A maioria dos consumidores de alimentos orgânicos, frequentador da CEASA-DF, nos mercados especificados, é de pessoas do gênero feminino, naturais da região Sudeste, com faixa etária entre 50 e 60 anos, nível de escolaridade superior e elevada renda familiar. Uma das principais razões para preferir o alimento orgânico está ligada à preocupação com a saúde, informada por 82% dos consumidores. A qualidade nutricional é um dos fatores mais relevantes na motivação para a compra do alimento orgânico. Mais de 40% dos entrevistados consomem o produto a mais de quatro anos e 29% afirmaram sempre consumir. Mais de 60% dos entrevistados adquirem os produtos semanalmente. Verificou-se na comparação com pesquisas realizadas em anos anteriores, percepção do consumidor sobre melhora no aspecto visual do produto, no aumento na oferta e pontos de venda. Cerca de 50% dos entrevistados gostariam de ver preços mais baixos sendo praticados.Submitted by Ricardo de Almeida Oliveira (ricardo_eletronica@hotmail.com) on 2016-09-09T15:38:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf: 966915 bytes, checksum: 84d58581ed6aad6c47715676f6fbb6c2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-09-12T11:02:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf: 966915 bytes, checksum: 84d58581ed6aad6c47715676f6fbb6c2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-12T11:02:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf: 966915 bytes, checksum: 84d58581ed6aad6c47715676f6fbb6c2 (MD5)Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-09-12T11:02:40Z2016-09-12T11:02:40Z2016-06Alimentação saudávelConsumidores - preferênciaProdutos naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdfapplication/pdf966915http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/1/2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf84d58581ed6aad6c47715676f6fbb6c2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/145292016-09-12 08:02:40.783oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-09-12T11:02:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
title Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
spellingShingle Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
Versiani, Raíza de Oliveira
Alimentação saudável
Consumidores - preferência
Produtos naturais
title_short Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
title_full Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
title_fullStr Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
title_full_unstemmed Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
title_sort Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF
author Versiani, Raíza de Oliveira
author_facet Versiani, Raíza de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Versiani, Raíza de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Ana Maria Resende
contributor_str_mv Junqueira, Ana Maria Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação saudável
Consumidores - preferência
Produtos naturais
topic Alimentação saudável
Consumidores - preferência
Produtos naturais
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-12T11:02:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-12T11:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERSIANI, Raíza de Oliveira. Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14529
identifier_str_mv VERSIANI, Raíza de Oliveira. Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos : o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/1/2016_RaizadeOliveiraVersiani_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14529/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 84d58581ed6aad6c47715676f6fbb6c2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493007293218816