Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/23678 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019. |
id |
UNB-2_b90522ae560e9accce6a42fd15d282d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23678 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Guimarães, Marlon Mendes CiriáticoCosta Júnior, Edson Alves daGUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23678Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.Jogadores artificiais (bots) constituem uma peça fundamental de muitos jogos. Bots que exibem comportamento similar a de jogadores humanos proporcionam uma experiencia mais satisfatória para jogadores humanos. Criar agentes autônomos que se comportam de forma indistinguível de humanos é um problema aberto na computação e está ligado com o Teste de Turing (1950). Neste trabalho é discutido experimentos conduzidos para avaliar a capacidade de agentes de comportarem como jogadores humanos em jogos do gênero 2D Shooter Multiplayer. Foi implementado o modelo de Máquina de Estados Finita para os agentes testados e é proposto outras duas abordagens para construção de bots: Behavior Tree e Mirroring, que não foram implementadas mas seus modelos são descritos. O jogo Go Dash foi desenvolvido neste trabalho para se testar estas abordagens de agentes autônomos.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-02-10T19:52:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-20T15:10:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T15:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Artificial players (bots) are a key piece of many games. Bots that behave in similar way to that of human players provide a more satisfying experience for human players. Creating autonomous agents that behave indistinguishably from humans is an open problem in computing and is linked with the Turing Test (1950). This paper discusses experiments conducted to evaluate the ability of agents to behave as human players in games of the genre 2D Shooter Multiplayer. The Finite State Machine model was used for the tested agents and two other approaches for building bots are proposed: Behavior Tree and Mirroring. The game Go Dash was developed in this work to test these approaches.Jogos eletrônicosInteligência artificialJogos por computadorJogadores autônomosAbordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dashinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-20T15:10:10Z2020-04-20T15:10:10Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdfapplication/pdf1395518http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/1/2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9MD5110483/236782020-04-20 12:10:10.749oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-20T15:10:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
title |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
spellingShingle |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash Guimarães, Marlon Mendes Ciriático Jogos eletrônicos Inteligência artificial Jogos por computador Jogadores autônomos |
title_short |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
title_full |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
title_fullStr |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
title_full_unstemmed |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
title_sort |
Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash |
author |
Guimarães, Marlon Mendes Ciriático |
author_facet |
Guimarães, Marlon Mendes Ciriático |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marlon Mendes Ciriático |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa Júnior, Edson Alves da |
contributor_str_mv |
Costa Júnior, Edson Alves da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Inteligência artificial Jogos por computador Jogadores autônomos |
topic |
Jogos eletrônicos Inteligência artificial Jogos por computador Jogadores autônomos |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-20T15:10:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-20T15:10:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23678 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/1/2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493098818174976 |