Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marlon Mendes Ciriático
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23678
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.
id UNB-2_b90522ae560e9accce6a42fd15d282d3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23678
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Guimarães, Marlon Mendes CiriáticoCosta Júnior, Edson Alves daGUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23678Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.Jogadores artificiais (bots) constituem uma peça fundamental de muitos jogos. Bots que exibem comportamento similar a de jogadores humanos proporcionam uma experiencia mais satisfatória para jogadores humanos. Criar agentes autônomos que se comportam de forma indistinguível de humanos é um problema aberto na computação e está ligado com o Teste de Turing (1950). Neste trabalho é discutido experimentos conduzidos para avaliar a capacidade de agentes de comportarem como jogadores humanos em jogos do gênero 2D Shooter Multiplayer. Foi implementado o modelo de Máquina de Estados Finita para os agentes testados e é proposto outras duas abordagens para construção de bots: Behavior Tree e Mirroring, que não foram implementadas mas seus modelos são descritos. O jogo Go Dash foi desenvolvido neste trabalho para se testar estas abordagens de agentes autônomos.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-02-10T19:52:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-20T15:10:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-20T15:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf: 1395518 bytes, checksum: 1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9 (MD5)Artificial players (bots) are a key piece of many games. Bots that behave in similar way to that of human players provide a more satisfying experience for human players. Creating autonomous agents that behave indistinguishably from humans is an open problem in computing and is linked with the Turing Test (1950). This paper discusses experiments conducted to evaluate the ability of agents to behave as human players in games of the genre 2D Shooter Multiplayer. The Finite State Machine model was used for the tested agents and two other approaches for building bots are proposed: Behavior Tree and Mirroring. The game Go Dash was developed in this work to test these approaches.Jogos eletrônicosInteligência artificialJogos por computadorJogadores autônomosAbordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dashinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-20T15:10:10Z2020-04-20T15:10:10Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdfapplication/pdf1395518http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/1/2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9MD5110483/236782020-04-20 12:10:10.749oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-20T15:10:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
title Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
spellingShingle Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
Guimarães, Marlon Mendes Ciriático
Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
Jogos por computador
Jogadores autônomos
title_short Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
title_full Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
title_fullStr Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
title_full_unstemmed Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
title_sort Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash
author Guimarães, Marlon Mendes Ciriático
author_facet Guimarães, Marlon Mendes Ciriático
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marlon Mendes Ciriático
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Júnior, Edson Alves da
contributor_str_mv Costa Júnior, Edson Alves da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
Jogos por computador
Jogadores autônomos
topic Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
Jogos por computador
Jogadores autônomos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-20T15:10:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-20T15:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23678
identifier_str_mv GUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23678/1/2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1fd6399f42b4f5e75ef5978f2388f5c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493098818174976