O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Dayani Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_565f1cd4971756603897b81ff194e314
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5597
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
repository_id_str
spelling Maciel, Dayani Cristina TeixeiraVolpato, DéboraUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-08T20:16:44Z2018-03-08T20:16:44Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O endomarketing é uma importante ferramenta quando utilizada estrategicamente na organização para a melhoria do clima e motivação dos colaboradores. Estas ferramentas visam integrar os mesmos e estender seus conhecimentos em relação à empresa e seus princípios e valores. Este trabalho tem como objetivo identificar as ferramentas estratégicas voltadas aos colaboradores que a empresa já possui, bem como as percepções dos mesmos e gestores quanto a isso. Em relação à metodologia utilizada, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios de investigação. A população alvo foram os 24 colaboradores do nível tático e operacional e dois gerentes. O estudo caracterizou-se pela coleta de dados primários e com relação a técnica de análise destes dados foi com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados com os funcionários dos níveis tático e operacional foi utilizado um questionário com 21 perguntas fechadas e três abertas e uma entrevista semiestruturada com os gerentes. Verificou-se que a empresa oferece algumas ferramentas do endomarketing para a motivação parcial dos colaboradores, porém necessita de uma estruturação para que esses planos não enfraqueçam acarretando a queda de produtividade do colaborador. As percepções dos mesmos sobre estas ferramentas estão alinhadas com os dos gerentes não causando grande divergência nas respostas obtidas. Estas percepções foram positivas pois muitos colaboradores mostram-se satisfeitos com as ferramentas que a empresa já possui. Vale ressaltar que este estudo serve como uma ferramenta que auxilie os gestores à identificar as necessidades dos colaboradores para que estejam sempre motivados.EndomarketingCultura organizacionalMotivação no trabalhoO endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDayaniMaciel.pdfDayaniMaciel.pdfTCCapplication/pdf1524825http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/1/DayaniMaciel.pdf3d93640c6701ab7334b86a82ef021c37MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTDayaniMaciel.pdf.txtDayaniMaciel.pdf.txtExtracted texttext/plain176961http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/3/DayaniMaciel.pdf.txte91c1b5905d1ac321c8ac0b1df4a7be7MD53THUMBNAILDayaniMaciel.pdf.jpgDayaniMaciel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/4/DayaniMaciel.pdf.jpg35de809f0b2ebe815fa7ecf85711d905MD541/55972018-03-08 17:16:46.525oai:repositorio.unesc.net: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:45:05.977870Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
title O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
spellingShingle O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
Maciel, Dayani Cristina Teixeira
Endomarketing
Cultura organizacional
Motivação no trabalho
title_short O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
title_full O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
title_fullStr O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
title_full_unstemmed O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
title_sort O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
author Maciel, Dayani Cristina Teixeira
author_facet Maciel, Dayani Cristina Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Dayani Cristina Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Volpato, Débora
contributor_str_mv Volpato, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Cultura organizacional
Motivação no trabalho
topic Endomarketing
Cultura organizacional
Motivação no trabalho
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2017
dc.date.created.fl_str_mv 2017-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-08T20:16:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-08T20:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/1/DayaniMaciel.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/3/DayaniMaciel.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/4/DayaniMaciel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d93640c6701ab7334b86a82ef021c37
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e91c1b5905d1ac321c8ac0b1df4a7be7
35de809f0b2ebe815fa7ecf85711d905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unesc.net.
_version_ 1805673306317127680