O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_565f1cd4971756603897b81ff194e314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/5597 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Dayani Cristina TeixeiraVolpato, DéboraUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-08T20:16:44Z2018-03-08T20:16:44Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O endomarketing é uma importante ferramenta quando utilizada estrategicamente na organização para a melhoria do clima e motivação dos colaboradores. Estas ferramentas visam integrar os mesmos e estender seus conhecimentos em relação à empresa e seus princípios e valores. Este trabalho tem como objetivo identificar as ferramentas estratégicas voltadas aos colaboradores que a empresa já possui, bem como as percepções dos mesmos e gestores quanto a isso. Em relação à metodologia utilizada, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios de investigação. A população alvo foram os 24 colaboradores do nível tático e operacional e dois gerentes. O estudo caracterizou-se pela coleta de dados primários e com relação a técnica de análise destes dados foi com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados com os funcionários dos níveis tático e operacional foi utilizado um questionário com 21 perguntas fechadas e três abertas e uma entrevista semiestruturada com os gerentes. Verificou-se que a empresa oferece algumas ferramentas do endomarketing para a motivação parcial dos colaboradores, porém necessita de uma estruturação para que esses planos não enfraqueçam acarretando a queda de produtividade do colaborador. As percepções dos mesmos sobre estas ferramentas estão alinhadas com os dos gerentes não causando grande divergência nas respostas obtidas. Estas percepções foram positivas pois muitos colaboradores mostram-se satisfeitos com as ferramentas que a empresa já possui. Vale ressaltar que este estudo serve como uma ferramenta que auxilie os gestores à identificar as necessidades dos colaboradores para que estejam sempre motivados.EndomarketingCultura organizacionalMotivação no trabalhoO endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDayaniMaciel.pdfDayaniMaciel.pdfTCCapplication/pdf1524825http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/1/DayaniMaciel.pdf3d93640c6701ab7334b86a82ef021c37MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTDayaniMaciel.pdf.txtDayaniMaciel.pdf.txtExtracted texttext/plain176961http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/3/DayaniMaciel.pdf.txte91c1b5905d1ac321c8ac0b1df4a7be7MD53THUMBNAILDayaniMaciel.pdf.jpgDayaniMaciel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/4/DayaniMaciel.pdf.jpg35de809f0b2ebe815fa7ecf85711d905MD541/55972018-03-08 17:16:46.525oai:repositorio.unesc.net: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:45:05.977870Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
title |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
spellingShingle |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense Maciel, Dayani Cristina Teixeira Endomarketing Cultura organizacional Motivação no trabalho |
title_short |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
title_full |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
title_fullStr |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
title_full_unstemmed |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
title_sort |
O endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa localizada no Extremo Sul Catarinense |
author |
Maciel, Dayani Cristina Teixeira |
author_facet |
Maciel, Dayani Cristina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Dayani Cristina Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Volpato, Débora |
contributor_str_mv |
Volpato, Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Cultura organizacional Motivação no trabalho |
topic |
Endomarketing Cultura organizacional Motivação no trabalho |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2017-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-08T20:16:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-08T20:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/1/DayaniMaciel.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/3/DayaniMaciel.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5597/4/DayaniMaciel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d93640c6701ab7334b86a82ef021c37 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e91c1b5905d1ac321c8ac0b1df4a7be7 35de809f0b2ebe815fa7ecf85711d905 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unesc.net. |
_version_ |
1805673306317127680 |