O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4230 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
id |
UNB-2_c44d1871655c61d3f30a05564c50144c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4230 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bueno, Fernando FerreiraFreitas, Christiana Soares deBUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4230Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Vivemos num mundo cada vez mais globalizado, onde a informação é parte da vida de todos. Na era da informação em que vivemos, a internet exerce o papel de um importante meio de propagação. Isso gera benefícios tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de um indivíduo. Os profissionais da área de marketing estão constantemente buscando maneiras de inovar e enxergaram na internet uma ferramenta de grande potencial. O e-mail marketing une a dinamicidade da internet ao poder criativo do marketing para atingir grande quantidade de clientes em curto espaço de tempo e com preço reduzido. O setor de autopeças no Brasil vem crescendo ano após ano. É um setor que não tem em sua cultura utilizar a internet e, por isso, poucos são os estudos relacionando e-mail marketing ao setor de autopeças, poucos são os consumidores que compram autopeças na internet e poucas são as empresas que utilizam a ferramenta para obter vantagem competitiva. O objetivo geral da pesquisa é verificar se o e-mail marketing confere vantagem competitiva a empresas de autopeças no Brasil. Para dar suporte ao estudo foram realizadas entrevistas em cinco empresas brasileiras do setor de autopeças que fazem uso do e-mail marketing com a finalidade de analisar como as empresas trabalham a ferramenta para obter vantagem competitiva e como o mercado reage a esse trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais responsáveis pelo e-mail marketing em cada empresa. Foi possível concluir que todas as empresas confirmaram os objetivos específicos da pesquisa e obtiveram vantagem competitiva utilizando a ferramenta de diferentes maneiras. Conseguiram aumentar o número de clientes cadastrados, aumentar o faturamento com vendas originadas pelo e-mail marketing e melhoraram seus serviços com o feedback gerado pela ferramenta. Diante das vantagens apresentadas, todas as empresas participantes planejam continuar utilizando o e-mail marketing, sempre acompanhando e se adaptando às tendências do mercado.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-04T10:01:26Z No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-04T10:21:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-04T10:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Vantagem competitivaCorreio eletrônicoMarketing na InternetO e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeçasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-04T10:21:06Z2013-01-04T10:21:06Z2013-01-04T10:21:06Z2012-07-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_FernandoFerreiraBueno.pdf2012_FernandoFerreiraBueno.pdfapplication/pdf862540http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/1/2012_FernandoFerreiraBueno.pdf8bbd077e88b662323b1243a6f9347258MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/5/license.txt3d20ff780f1cbedfe82d97b2d33d153dMD5510483/42302013-07-04 10:46:08.782oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-04T13:46:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
title |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
spellingShingle |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças Bueno, Fernando Ferreira Vantagem competitiva Correio eletrônico Marketing na Internet |
title_short |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
title_full |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
title_fullStr |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
title_full_unstemmed |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
title_sort |
O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças |
author |
Bueno, Fernando Ferreira |
author_facet |
Bueno, Fernando Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Fernando Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Christiana Soares de |
contributor_str_mv |
Freitas, Christiana Soares de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Vantagem competitiva Correio eletrônico Marketing na Internet |
topic |
Vantagem competitiva Correio eletrônico Marketing na Internet |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-04T10:21:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-04T10:21:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-04T10:21:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4230 |
identifier_str_mv |
BUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/1/2012_FernandoFerreiraBueno.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 3d20ff780f1cbedfe82d97b2d33d153d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907771043610624 |