Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adorno, José Victor de Assis Republicano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28788
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_fa3fe1b6c927e5744e853ed4115b44c3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28788
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Adorno, José Victor de Assis RepublicanoAragão, Bruno Saboya deADORNO, José Victor de Assis Republicano. Consumidores de bancos digitais: fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28788Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.O objetivo do presente trabalho foi avaliar fatores que influenciam a contratação dos serviços de Fintechs no Brasil, mais especificamente de bancos digitais. Para tal, o presente trabalho conta com uma descrição do conceito de Fintechs, assim como um breve panorama sobre a atuação dessas empresas no cenário nacional, e também uma compreensão sobre as teorias utilizadas para o estudo, a saber: a Teoria do Comportamento Planejado, proposta por Ajzen (1980) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia, elaborado por Davis (1989). Para compreender os pontos, foi conduzida uma pesquisa quantitativa, por levantamento de dados, e transversal, buscando trazer um entendimento mais amplo acerca do impacto de cada elemento dessas teorias sobre o comportamento humano. A análise dos resultados foi conduzida através de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram um alto poder de explicação do modelo final, onde as atitudes possuem influência significativa e positiva na intenção de contratação de bancos digitais, sendo influenciada, por sua vez, pela utilidade percebida. As aplicações gerenciais e acadêmicas do trabalho são discutidas posteriormente.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-10-03T20:25:52Z No. of bitstreams: 1 2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf: 1548653 bytes, checksum: 0bae783453085fa77c8cb925ad9bd12e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-05T14:00:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf: 1548653 bytes, checksum: 0bae783453085fa77c8cb925ad9bd12e (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-05T14:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf: 1548653 bytes, checksum: 0bae783453085fa77c8cb925ad9bd12e (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessFintechInovações tecnológicasBancosComportamento do consumidorTeoria do Comportamento PlanejadoConsumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-05T14:00:10Z2021-10-05T14:00:10Z2021-05-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28788/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdfapplication/pdf1548653http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28788/1/2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf0bae783453085fa77c8cb925ad9bd12eMD5110483/287882021-10-05 11:00:10.664oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-05T14:00:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
title Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
spellingShingle Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
Adorno, José Victor de Assis Republicano
Fintech
Inovações tecnológicas
Bancos
Comportamento do consumidor
Teoria do Comportamento Planejado
title_short Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
title_full Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
title_fullStr Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
title_full_unstemmed Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
title_sort Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
author Adorno, José Victor de Assis Republicano
author_facet Adorno, José Victor de Assis Republicano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adorno, José Victor de Assis Republicano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão, Bruno Saboya de
contributor_str_mv Aragão, Bruno Saboya de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Fintech
Inovações tecnológicas
Bancos
Comportamento do consumidor
Teoria do Comportamento Planejado
topic Fintech
Inovações tecnológicas
Bancos
Comportamento do consumidor
Teoria do Comportamento Planejado
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-05T14:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-05T14:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADORNO, José Victor de Assis Republicano. Consumidores de bancos digitais: fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28788
identifier_str_mv ADORNO, José Victor de Assis Republicano. Consumidores de bancos digitais: fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28788/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28788/1/2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
0bae783453085fa77c8cb925ad9bd12e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493158945619968