Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27636 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
id |
UNB-2_db948528d9122c461662cf9cf73e2492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27636 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Souza, Mirelly Magalhães Silva deBorges, Carla PeixotoSOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27636Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.O presente estudo investigou o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, formado pelas medidas de relato de valor informativo, utilitário e disposição de compra sinalizado por alimentos e cosméticos. Também foi verificado se esse efeito era moderado pelo tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e o gênero do consumidor. A revisão teórica sobre o veganismo mostrou que os consumidores são expostos a histórias de aprendizagem tanto de reforçamento, como de punição relacionadas ao veganismo. Sendo assim, o rótulo vegano poderia sinalizar reforços ou punições. Foi realizada uma pesquisa experimental e no primeiro teste da MANCOVA, foi verificado o efeito direito do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e pelo nível de identificação com o veganismo. O resultado indicou um efeito positivo e direto do rótulo vegano sobre o relato de disposição de compra e nenhuma moderação foi estatisticamente significativa. No segundo teste, foi verificado o efeito direto do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e o gênero do consumidor. Foi encontrado que houve um efeito direto e negativo do rótulo vegano sobre o relato de valor utilitário para o público masculino. Por fim, o estudo contribuiu no entendimento do efeito do rótulo vegano sobre o comportamento do consumidor, descobrindo-se que esse efeito é moderado pelo gênero. O resultado do estudo pode auxiliar marcas de produtos veganos a traçarem estratégias mais direcionadas, enfatizando os atributos que possam sinalizar maior valor reforçador para o público masculino. No campo acadêmico, a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna de estudos sobre o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, em função do tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e gênero do consumidor. Por fim, descobriu-se resultados relevantes para o direcionamento de estratégias para duas grandes indústrias, de alimentos e de cosméticos.Submitted by Maria Lucia Gomes Pereira Valle salvino (mlgsalvino@gmail.com) on 2021-05-31T11:52:54Z No. of bitstreams: 1 2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf: 1439767 bytes, checksum: 335e60d9afde8acbff541291685639b1 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-06-07T14:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf: 1439767 bytes, checksum: 335e60d9afde8acbff541291685639b1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T14:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf: 1439767 bytes, checksum: 335e60d9afde8acbff541291685639b1 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores - comportamento de compraRótulos - adequaçãoVeganismoEfeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-06-07T14:27:59Z2021-06-07T14:27:59Z2020-12-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27636/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdfapplication/pdf1439767http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27636/1/2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf335e60d9afde8acbff541291685639b1MD5110483/276362021-06-07 15:16:12.603oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-07T18:16:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
title |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
spellingShingle |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos Souza, Mirelly Magalhães Silva de Consumidores - comportamento de compra Rótulos - adequação Veganismo |
title_short |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
title_full |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
title_fullStr |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
title_full_unstemmed |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
title_sort |
Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
author |
Souza, Mirelly Magalhães Silva de |
author_facet |
Souza, Mirelly Magalhães Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mirelly Magalhães Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Carla Peixoto |
contributor_str_mv |
Borges, Carla Peixoto |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Consumidores - comportamento de compra Rótulos - adequação Veganismo |
topic |
Consumidores - comportamento de compra Rótulos - adequação Veganismo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-07T14:27:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-07T14:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27636 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27636/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27636/1/2020_MirellyMagalhaesSilvaDeSouza_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 335e60d9afde8acbff541291685639b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493149436084224 |