Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliari, Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11765
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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spelling Tagliari, HenriqueMariano, Ari MeloTAGLIARI, Henrique. Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM): um estudo por meio das equações estruturais. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11765Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.As novas tecnologias vêm modificando a estrutura de funcionamento dos mercados nacionais e internacionais. Neste contexto a administração mercadológica vem se adaptando para acompanhar as mudanças sofridas pelas organizações. Embora seja crescente a adoção do marketing on-line muito se tem perguntado a respeito da métrica de seus resultados. Este trabalho tem como objetivo geral analisar em que grau a identidade social e o uso da rede social têm relação com o marketing boca a boca on-line (eWOM) realizado no Facebook. Foi utilizada a revisão sistemática por meio de enfoque meta-analítico, onde se encontrou o modelo da pesquisa de Arenas-Gaitan, Roldan-Cataluña e Ramírez-Correa (2013) que revelou variáveis antecedentes para eWOM como Identidade social e Uso da rede social. O instrumento foi adaptado do modelo selecionado, validado (Fc=0,871) e aplicado a um total de 271 usuários de Facebook no Brasil. Os dados foram analisados desde uma abordagem descritiva por meio da técnica de equações estruturais com o programa Smart Partial Least Square sendo os respondentes 68.8% do sexo feminino e 77,8% com idade média entre 21 e 30 anos. Os resultados estatísticos encontrados apontam a predição do eWOM pelo Uso e pela Identidade Social de 17,3%, validando as hipóteses de que a Identidade Social (no Facebook) está relacionada positivamente com a realização do marketing eWOM e com o Uso da rede social.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-22T19:05:03Z No. of bitstreams: 1 2015_HenriqueTagliari.pdf: 1526759 bytes, checksum: 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-02-01T12:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_HenriqueTagliari.pdf: 1526759 bytes, checksum: 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-01T12:49:27Z (GMT). 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