Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagliari, Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11765
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
id UNB-2_e71a5eed484b975bd502fc7754a351a7
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11765
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Tagliari, HenriqueMariano, Ari MeloTAGLIARI, Henrique. Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM): um estudo por meio das equações estruturais. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11765Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.As novas tecnologias vêm modificando a estrutura de funcionamento dos mercados nacionais e internacionais. Neste contexto a administração mercadológica vem se adaptando para acompanhar as mudanças sofridas pelas organizações. Embora seja crescente a adoção do marketing on-line muito se tem perguntado a respeito da métrica de seus resultados. Este trabalho tem como objetivo geral analisar em que grau a identidade social e o uso da rede social têm relação com o marketing boca a boca on-line (eWOM) realizado no Facebook. Foi utilizada a revisão sistemática por meio de enfoque meta-analítico, onde se encontrou o modelo da pesquisa de Arenas-Gaitan, Roldan-Cataluña e Ramírez-Correa (2013) que revelou variáveis antecedentes para eWOM como Identidade social e Uso da rede social. O instrumento foi adaptado do modelo selecionado, validado (Fc=0,871) e aplicado a um total de 271 usuários de Facebook no Brasil. Os dados foram analisados desde uma abordagem descritiva por meio da técnica de equações estruturais com o programa Smart Partial Least Square sendo os respondentes 68.8% do sexo feminino e 77,8% com idade média entre 21 e 30 anos. Os resultados estatísticos encontrados apontam a predição do eWOM pelo Uso e pela Identidade Social de 17,3%, validando as hipóteses de que a Identidade Social (no Facebook) está relacionada positivamente com a realização do marketing eWOM e com o Uso da rede social.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-22T19:05:03Z No. of bitstreams: 1 2015_HenriqueTagliari.pdf: 1526759 bytes, checksum: 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-02-01T12:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_HenriqueTagliari.pdf: 1526759 bytes, checksum: 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-01T12:49:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_HenriqueTagliari.pdf: 1526759 bytes, checksum: 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f (MD5)Marketing boca a boca on-line (eWOM)Redes sociais on-lineFatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-01T12:49:27Z2016-02-01T12:49:27Z2016-02-01T12:49:27Z2015-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_HenriqueTagliari.pdf2015_HenriqueTagliari.pdfapplication/pdf1526759http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/1/2015_HenriqueTagliari.pdf96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21889http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/4/license_rdf5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/5/license.txtb06ce808eda0ad715124a43ca57d03d6MD5510483/117652016-02-01 10:49:27.545oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-02-01T12:49:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
title Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
spellingShingle Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
Tagliari, Henrique
Marketing boca a boca on-line (eWOM)
Redes sociais on-line
title_short Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
title_full Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
title_fullStr Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
title_full_unstemmed Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
title_sort Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM) : um estudo por meio das equações estruturais
author Tagliari, Henrique
author_facet Tagliari, Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagliari, Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariano, Ari Melo
contributor_str_mv Mariano, Ari Melo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing boca a boca on-line (eWOM)
Redes sociais on-line
topic Marketing boca a boca on-line (eWOM)
Redes sociais on-line
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-01T12:49:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-01T12:49:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-01T12:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAGLIARI, Henrique. Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM): um estudo por meio das equações estruturais. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11765
identifier_str_mv TAGLIARI, Henrique. Fatores influenciadores do marketing boca a boca on-line (eWOM): um estudo por meio das equações estruturais. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/1/2015_HenriqueTagliari.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11765/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96e2ccd4ff19378b1b32baea19a19a6f
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64d
b06ce808eda0ad715124a43ca57d03d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492980358447104