Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29852 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021. |
id |
UNB-2_ee5f63a48fe94d58130849ddaa496205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29852 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Douglas de OliveiraMontandon, Maria IsabelSILVA, Douglas de Oliveira. Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. 2021. 49 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29852Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021.Este trabalho, desenvolvido durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), buscou compreender a percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. A revisão de literatura inclui pesquisas sobre terminologia do ensino remoto emergencial (SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO e ROSA, 2020; OLIVEIRATORRES, 2012; HODGES et al., 2020), histórico da educação a distância (QUINTANA e FERNANDES, 2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problemas e potenciais no ensino remoto emergencial (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), histórico do ensino de música online síncrona e assíncrona (VASCONCELLOS, 2017; QUEIROZ, 2020), ensino remoto emergencial de música (MATOS, 2021; LARRUSCAIN e LOURO, 2020; CRUZ e LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), percepção de alunos sobre o ensino remoto emergencial (TAVARES, 2020) e percepção de alunos de música sobre o ensino remoto emergencial (SANTIAGO, 2021). A pesquisa empregou metodologia qualitativa (SAKAMOTO e SILVEIRA, 2014), com duas entrevistas estruturadas e uma entrevista semiestruturada (SZYMANSKY, 2000; ROSA e ARNOLDI, 2017). Participaram da pesquisa dois estudantes-voluntários, que fizeram aulas assíncronas de abril a julho de 2020, com os materiais desenvolvidos por mim, sob orientação da Professora Dra. Maria Isabel Montandon, durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Música 2, e posteriormente, tiveram aulas online síncronas, entre o período de março a maio de 2021. Os dois estudantes consideram que os formatos síncrono e assíncrono foram importantes em sua aprendizagem. Destacam a importância da qualidade dos materiais produzidos nas aulas online síncronas e nas aulas assíncronas. Um dos alunos considerou que as aulas online trazem a facilidade de estar em casa e não perder tempo de deslocamento que haveria em uma aula presencial. O outro estudante pontuou que preferiria ter aulas assíncronas de instrumento e que as aulas presenciais serviriam apenas para sanar as possíveis dúvidas. É possível concluir com os relatos dos estudantesvoluntários que participaram dessa pesquisa que é possível aprender piano com aulas online e que as aulas online e as aulas presenciais possuem especificidades no momento da aprendizagem, mas que não há um formato que seja melhor que o outro.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-09T19:46:04Z No. of bitstreams: 1 2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdf: 3710768 bytes, checksum: dbbfe9bb4ffc67fb8ceeb2eacf3f8598 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-09T21:26:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdf: 3710768 bytes, checksum: dbbfe9bb4ffc67fb8ceeb2eacf3f8598 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-09T21:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdf: 3710768 bytes, checksum: dbbfe9bb4ffc67fb8ceeb2eacf3f8598 (MD5)This work, developed during the social isolation imposed by the new coronavirus pandemic (Covid-19), sought to understand the perception of students about online lessons of popular piano. The literature review includes research on emergency remote teaching terminology (SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO and ROSA, 2020; OLIVEIRA-TORRES, 2012; HODGES et al., 2020), history of distance education (QUINTANA and FERNANDES , 2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problems and potentials in emergency remote education (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), history of synchronous and asynchronous online music teaching (VASCONCELLOS , 2017; QUEIROZ, 2020), emergency remote music education (MATOS, 2021; LARRUSCAIN and LOURO, 2020; CRUZ and LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), students' perception of emergency remote education (TAVARES, 2020 ) and perception of music students about emergency remote teaching (SANTIAGO, 2021). The research used a qualitative methodology (SAKAMOTO and SILVEIRA, 2014), with two structured interviews and a semi-structured interview (SZYMANSKY, 2000; ROSA and ARNOLDI, 2017). Two student volunteers participated in the research, who took asynchronous classes from April to July 2020, with the materials developed by me, under the guidance of Professor Dr. Maria Isabel Montandon, during the discipline of Supervised Internship in Music 2, and later, they had synchronous online classes, from March to May 2021. The two students consider that the synchronous and asynchronous formats were important in their learning. They highlight the importance of the quality of materials produced in synchronous online classes and in asynchronous classes. One of the students considered that online classes bring the ease of being at home and not wasting time on commuting that there would be in a face-to-face class. The other student pointed out that he would prefer to have asynchronous instrument lessons and that the face-to-face lessons would only serve to resolve any possible doubts. It is possible to conclude with the reports of the student-volunteers who participated in this research that it is possible to learn piano with online classes and that online classes and in-person classes have specificities at the time of learning, but that there is no format that is better than the other.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEducação musicalEducação não-formalPiano - instrução e estudoEnsino - espaços não formaisEnsino a distânciaInstrumentos musicaisPercepção de alunos sobre aulas online de piano popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-09T21:26:24Z2022-02-09T21:26:24Z2021-08-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29852/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdf2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdfapplication/pdf3710768http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29852/1/2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdfdbbfe9bb4ffc67fb8ceeb2eacf3f8598MD5110483/298522022-02-09 19:26:24.439oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-09T21:26:24Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
title |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
spellingShingle |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular Silva, Douglas de Oliveira Educação musical Educação não-formal Piano - instrução e estudo Ensino - espaços não formais Ensino a distância Instrumentos musicais |
title_short |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
title_full |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
title_fullStr |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
title_full_unstemmed |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
title_sort |
Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
author |
Silva, Douglas de Oliveira |
author_facet |
Silva, Douglas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Douglas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Montandon, Maria Isabel |
contributor_str_mv |
Montandon, Maria Isabel |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical Educação não-formal Piano - instrução e estudo Ensino - espaços não formais Ensino a distância Instrumentos musicais |
topic |
Educação musical Educação não-formal Piano - instrução e estudo Ensino - espaços não formais Ensino a distância Instrumentos musicais |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-09T21:26:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-09T21:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Douglas de Oliveira. Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. 2021. 49 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29852 |
identifier_str_mv |
SILVA, Douglas de Oliveira. Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. 2021. 49 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29852/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29852/1/2021_DouglasDeOliveiraSilva_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 dbbfe9bb4ffc67fb8ceeb2eacf3f8598 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1824051185620877312 |