Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Isabella Mendonça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28771
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_f210b6b67c487d932538d86ce51f70f4
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28771
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Vieira, Isabella MendonçaDantas, Edmundo BrandãoVIEIRA, Isabella Mendonça. Green and gold: o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28771Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.Parte da responsabilidade na fomentação da discussão sobre a conscientização do consumo recai sobre as organizações, especialmente sobre aquelas pertencentes ao setor joalheiro de luxo. Além das implicações legais e gerenciais na adoção de critérios éticos e sustentáveis, os desafios das marcas de luxo estendem-se à percepção do valor orientado para a sustentabilidade dos consumidores de luxo, o qual encontra-se em processo de construção, já que a literatura indica diversas contradições entre o luxo e a sustentabilidade. No entanto, a plataforma digital Instagram mostra-se uma ferramenta de apoio pertinente ao propósito de construção de valor em conjunto, onde marcas e consumidores possuem presença ativa. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como as joalherias de luxo estão engajadas no processo de cocriação de valor com consumidores de luxo orientado para a responsabilidade socioambiental. Para isso, foi realizado estudo qualitativo a partir da aplicação de questionários destinados a joalherias e consumidores de luxo, juntamente com análise de conteúdo produzido por esses atores no Instagram. Os dados obtidos dos questionários apresentaram pouca interação por parte dos consumidores respondentes perante conteúdo de caráter sustentável, enquanto as joalherias respondentes se mostraram empenhadas nesse tema, especialmente no que se refere à transparência. Já os dados obtidos da análise de conteúdo permitiram identificar que o engajamento dos atores na rede social é considerado alto nas publicações que tratam sobre a sustentabilidade em algum grau, porém com pouca interação entre eles (joalherias e consumidores). Além disso, verificou-se que as joalheiras de luxo estrangeiras estão mais engajadas na discussão do que as joalherias brasileiras, e diversificam mais as práticas sustentáveis.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-10-03T20:27:54Z No. of bitstreams: 1 2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf: 63694209 bytes, checksum: 4d22741bf94b061bdc1d27b1905c6dbe (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-04T13:21:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf: 63694209 bytes, checksum: 4d22741bf94b061bdc1d27b1905c6dbe (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-04T13:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf: 63694209 bytes, checksum: 4d22741bf94b061bdc1d27b1905c6dbe (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarcaResponsabilidade social da empresaProdutos de luxoMercado de luxoComportamento do consumidorJoalheriasGreen and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-04T13:21:45Z2021-10-04T13:21:45Z2021-05-17porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28771/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdfapplication/pdf63694209http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28771/1/2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf4d22741bf94b061bdc1d27b1905c6dbeMD5110483/287712021-10-04 10:21:45.333oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-04T13:21:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
title Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
spellingShingle Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
Vieira, Isabella Mendonça
Marca
Responsabilidade social da empresa
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Joalherias
title_short Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
title_full Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
title_fullStr Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
title_full_unstemmed Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
title_sort Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
author Vieira, Isabella Mendonça
author_facet Vieira, Isabella Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Isabella Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marca
Responsabilidade social da empresa
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Joalherias
topic Marca
Responsabilidade social da empresa
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Joalherias
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-04T13:21:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-04T13:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Isabella Mendonça. Green and gold: o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28771
identifier_str_mv VIEIRA, Isabella Mendonça. Green and gold: o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28771/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28771/1/2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4d22741bf94b061bdc1d27b1905c6dbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493158935134208