Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alex de Souza Campelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7999
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2014.
id UNB-2_fb0c4dd0b3a1a0335fe639af88f670ce
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7999
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lima, Alex de Souza CampeloCosta Júnior, Edson Alves daLIMA, Alex de Souza Campelo. Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES. 2014. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/7999Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2014.A utilização dos dispositivos móveis tem crescido e constata-se a importância dos efeitos visuais em jogos, bem como a limitação atual de desempenho dos processadores gráficos destas plataformas. Assim, a proposta do trabalho se baseia na implementação e aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders (programas responsáveis pelos efeitos visuais) para a plataforma Android e iOS. Suas complexidades assintóticas serão analisadas, baseando-se nas métricas de número de instruções por segundo e tempo de renderização em função da variação do número de polígonos renderizados. Além disso, o método dos mínimos quadrados será utilizado para ajustar os valores obtidos, permitindo determinar qual curva mais se aproxima da função original. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe usage of mobile devices is emerging and is notable the importance of visual effects in games and the performance restriction of the graphical processors of these platforms. This way, the purpose of this academic work is based on the development and experimental approximation of asymptotic computational complexity of shaders (programs responsible for the visual effects) for Android and iOS platform. Their asymptotic complexities will be analyzed, based on number of instructions per second and rendering time metrics, depending on the number of polygons rendered. Besides, the method of least squares will be used to adjust the values obtained, being able to estimate which curve has better approximation to the original function.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-07-28T16:55:45Z No. of bitstreams: 1 2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdf: 6084880 bytes, checksum: d32a9fab189716975cf3e4c4d16d1151 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-07-30T00:20:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdf: 6084880 bytes, checksum: d32a9fab189716975cf3e4c4d16d1151 (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-30T00:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdf: 6084880 bytes, checksum: d32a9fab189716975cf3e4c4d16d1151 (MD5)Computação gráficaJogos eletrônicosAproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-07-30T00:20:44Z2014-07-30T00:20:44Z2014-07-30T00:20:44Z2014-06-25info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdf2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdfapplication/pdf6084880http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/1/2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdfd32a9fab189716975cf3e4c4d16d1151MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/5/license.txt199b2aa8cac015cd045d0fb4ded1033aMD5510483/79992014-07-29 21:20:44.474oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-07-30T00:20:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
title Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
spellingShingle Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
Lima, Alex de Souza Campelo
Computação gráfica
Jogos eletrônicos
title_short Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
title_full Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
title_fullStr Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
title_full_unstemmed Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
title_sort Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES
author Lima, Alex de Souza Campelo
author_facet Lima, Alex de Souza Campelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alex de Souza Campelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Júnior, Edson Alves da
contributor_str_mv Costa Júnior, Edson Alves da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Computação gráfica
Jogos eletrônicos
topic Computação gráfica
Jogos eletrônicos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T00:20:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-30T00:20:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-30T00:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Alex de Souza Campelo. Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES. 2014. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7999
identifier_str_mv LIMA, Alex de Souza Campelo. Aproximação experimental da complexidade assintótica de shaders para dispositivos móveis utilizando OpenGL ES. 2014. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/1/2014_AlexdeSousaCampeloLima.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7999/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d32a9fab189716975cf3e4c4d16d1151
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
199b2aa8cac015cd045d0fb4ded1033a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907814597263360