Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angela Gonçalves de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cunha, Maria Carmen Khnychala
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719
Resumo: O uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é  algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de  tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas  possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias  para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar  o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos  participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia  utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes  quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para  o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. 
id UNB-30_0e28b184ad0cf2fc724235494e0643ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidadesNovas tecnologias;Educação; Crenças;Ensino de inglês como língua EstrangeiraO uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é  algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de  tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas  possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias  para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar  o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos  participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia  utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes  quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para  o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/71910.26512/rhla.v8i1.719Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 82Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 822237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719/622Souza, Angela Gonçalves deCunha, Maria Carmen Khnychalainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:47:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.322661Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
title Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
spellingShingle Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
Souza, Angela Gonçalves de
Novas tecnologias;
Educação; Crenças;
Ensino de inglês como língua Estrangeira
title_short Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
title_full Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
title_fullStr Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
title_full_unstemmed Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
title_sort Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
author Souza, Angela Gonçalves de
author_facet Souza, Angela Gonçalves de
Cunha, Maria Carmen Khnychala
author_role author
author2 Cunha, Maria Carmen Khnychala
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Angela Gonçalves de
Cunha, Maria Carmen Khnychala
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias;
Educação; Crenças;
Ensino de inglês como língua Estrangeira
topic Novas tecnologias;
Educação; Crenças;
Ensino de inglês como língua Estrangeira
description O uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é  algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de  tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas  possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias  para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar  o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos  participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia  utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes  quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para  o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719
10.26512/rhla.v8i1.719
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v8i1.719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719/622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 82
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 82
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344795729920