Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719 |
Resumo: | O uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. |
id |
UNB-30_0e28b184ad0cf2fc724235494e0643ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidadesNovas tecnologias;Educação; Crenças;Ensino de inglês como língua EstrangeiraO uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/71910.26512/rhla.v8i1.719Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 82Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 822237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719/622Souza, Angela Gonçalves deCunha, Maria Carmen Khnychalainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:47:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/719Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.322661Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
title |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
spellingShingle |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades Souza, Angela Gonçalves de Novas tecnologias; Educação; Crenças; Ensino de inglês como língua Estrangeira |
title_short |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
title_full |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
title_fullStr |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
title_sort |
Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades |
author |
Souza, Angela Gonçalves de |
author_facet |
Souza, Angela Gonçalves de Cunha, Maria Carmen Khnychala |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Carmen Khnychala |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Angela Gonçalves de Cunha, Maria Carmen Khnychala |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias; Educação; Crenças; Ensino de inglês como língua Estrangeira |
topic |
Novas tecnologias; Educação; Crenças; Ensino de inglês como língua Estrangeira |
description |
O uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719 10.26512/rhla.v8i1.719 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v8i1.719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/719/622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 82 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 82 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344795729920 |