Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Gloria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luis, Renata Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1416
Resumo: Abstract In spite of the existence of a substantial body of theoretical literature that deals with the intersection of language and culture in the field of English as a foreign/additional (EA/FL) language teaching and learning, there are very few empirical studies that investigate this issue with real teachers and learners. Therefore, the objective of this paper is to review some of those empirical studies with a view to informing additional/foreign language pedagogy and teacher education.  For that, the paper, first, summarizes some of the main theoretical issues by discussing the different ways in which the relationship of language and culture has been subjacent to EA/FL pedagogies. Then, the paper shows that there are three different types of language-and-culture-related empirical studies: on coursebooks, on teacher cognition, and on classroom interaction and teacher cognition. A review of these types of studies is made by discussing their main findings. Finally, the paper brings about some implications for the field from the findings of the empirical studies and proposes some topics for further research. Key-words: Culture and language relation. English as an additional/foreign language. Empirical studies.   Resumo Apesar da existência de uma vasta literatura teórica que lida com a interseção entre língua e cultura na área de ensino e aprendizagem do inglês como língua adicional/estrangeira (LA/E), existem poucos estudos empíricos que investigam essa questão com professores e alunos reais. Portanto, o objetivo deste trabalho é revisar alguns desses estudos empíricos com o intuito de contribuir com a pedagogia e a formação de professores de inglês como LA/E. Para isso este trabalho, em primeiro lugar, resume algumas das principais questões teóricas, discutindo as diferentes maneiras em que a relação entre língua e cultura tem subjazido às pedagogias do Inglês como LA/E.  Em seguida, o trabalho mostra que há três tipos de estudos empíricos que lidam com a intersecção língua-cultura: estudos sobre livros didáticos, estudos sobre crenças/concepções de professores, e estudos sobre a interação de sala de aula e as crenças/concepções dos professores. Uma revisão desses diferentes tipos de estudos empíricos é feita ao se discutir suas principais descobertas. Finalmente, o artigo traz algumas implicações para a área a partir dos resultados dos estudos empíricos e propõe alguns tópicos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Relação entre língua e cultura. Inglês com língua adicional/estrangeira. Estudos empíricos.
id UNB-30_534b0b87179356169e48dc6eeaf24bb2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1416
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher educationCulture and language relation;English as an additional/foreign language;Empirical studiesAbstract In spite of the existence of a substantial body of theoretical literature that deals with the intersection of language and culture in the field of English as a foreign/additional (EA/FL) language teaching and learning, there are very few empirical studies that investigate this issue with real teachers and learners. Therefore, the objective of this paper is to review some of those empirical studies with a view to informing additional/foreign language pedagogy and teacher education.  For that, the paper, first, summarizes some of the main theoretical issues by discussing the different ways in which the relationship of language and culture has been subjacent to EA/FL pedagogies. Then, the paper shows that there are three different types of language-and-culture-related empirical studies: on coursebooks, on teacher cognition, and on classroom interaction and teacher cognition. A review of these types of studies is made by discussing their main findings. Finally, the paper brings about some implications for the field from the findings of the empirical studies and proposes some topics for further research. Key-words: Culture and language relation. English as an additional/foreign language. Empirical studies.   Resumo Apesar da existência de uma vasta literatura teórica que lida com a interseção entre língua e cultura na área de ensino e aprendizagem do inglês como língua adicional/estrangeira (LA/E), existem poucos estudos empíricos que investigam essa questão com professores e alunos reais. Portanto, o objetivo deste trabalho é revisar alguns desses estudos empíricos com o intuito de contribuir com a pedagogia e a formação de professores de inglês como LA/E. Para isso este trabalho, em primeiro lugar, resume algumas das principais questões teóricas, discutindo as diferentes maneiras em que a relação entre língua e cultura tem subjazido às pedagogias do Inglês como LA/E.  Em seguida, o trabalho mostra que há três tipos de estudos empíricos que lidam com a intersecção língua-cultura: estudos sobre livros didáticos, estudos sobre crenças/concepções de professores, e estudos sobre a interação de sala de aula e as crenças/concepções dos professores. Uma revisão desses diferentes tipos de estudos empíricos é feita ao se discutir suas principais descobertas. Finalmente, o artigo traz algumas implicações para a área a partir dos resultados dos estudos empíricos e propõe alguns tópicos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Relação entre língua e cultura. Inglês com língua adicional/estrangeira. Estudos empíricos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/141610.26512/rhla.v15i1.1416Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1416/1249Gil, GloriaLuis, Renata Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1416Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.781303Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
title Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
spellingShingle Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
Gil, Gloria
Culture and language relation;
English as an additional/foreign language;
Empirical studies
title_short Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
title_full Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
title_fullStr Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
title_full_unstemmed Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
title_sort Discussing empirical research on the language and culture relationship to inform English as an additional/foreign language pedagogy and teacher education
author Gil, Gloria
author_facet Gil, Gloria
Luis, Renata Gomes
author_role author
author2 Luis, Renata Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Gloria
Luis, Renata Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Culture and language relation;
English as an additional/foreign language;
Empirical studies
topic Culture and language relation;
English as an additional/foreign language;
Empirical studies
description Abstract In spite of the existence of a substantial body of theoretical literature that deals with the intersection of language and culture in the field of English as a foreign/additional (EA/FL) language teaching and learning, there are very few empirical studies that investigate this issue with real teachers and learners. Therefore, the objective of this paper is to review some of those empirical studies with a view to informing additional/foreign language pedagogy and teacher education.  For that, the paper, first, summarizes some of the main theoretical issues by discussing the different ways in which the relationship of language and culture has been subjacent to EA/FL pedagogies. Then, the paper shows that there are three different types of language-and-culture-related empirical studies: on coursebooks, on teacher cognition, and on classroom interaction and teacher cognition. A review of these types of studies is made by discussing their main findings. Finally, the paper brings about some implications for the field from the findings of the empirical studies and proposes some topics for further research. Key-words: Culture and language relation. English as an additional/foreign language. Empirical studies.   Resumo Apesar da existência de uma vasta literatura teórica que lida com a interseção entre língua e cultura na área de ensino e aprendizagem do inglês como língua adicional/estrangeira (LA/E), existem poucos estudos empíricos que investigam essa questão com professores e alunos reais. Portanto, o objetivo deste trabalho é revisar alguns desses estudos empíricos com o intuito de contribuir com a pedagogia e a formação de professores de inglês como LA/E. Para isso este trabalho, em primeiro lugar, resume algumas das principais questões teóricas, discutindo as diferentes maneiras em que a relação entre língua e cultura tem subjazido às pedagogias do Inglês como LA/E.  Em seguida, o trabalho mostra que há três tipos de estudos empíricos que lidam com a intersecção língua-cultura: estudos sobre livros didáticos, estudos sobre crenças/concepções de professores, e estudos sobre a interação de sala de aula e as crenças/concepções dos professores. Uma revisão desses diferentes tipos de estudos empíricos é feita ao se discutir suas principais descobertas. Finalmente, o artigo traz algumas implicações para a área a partir dos resultados dos estudos empíricos e propõe alguns tópicos para futuras pesquisas. Palavras-chave: Relação entre língua e cultura. Inglês com língua adicional/estrangeira. Estudos empíricos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1416
10.26512/rhla.v15i1.1416
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1416
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i1.1416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1416/1249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 1 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 1 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345344135168