Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410 |
Resumo: | Resumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente à s crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional. Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural. Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory. |
id |
UNB-30_684c1def7422a1aee406b861cb50caff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1410 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oralEmoções;Língua estrangeira;Língua inglesa;Feedback corretivo oral;Teoria socioculturalResumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente à s crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional. Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural. Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/141010.26512/rhla.v14i2.1410Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410/1245Battistella, Tarsila Rubininfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1410Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.555735Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
title |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
spellingShingle |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral Battistella, Tarsila Rubin Emoções; Língua estrangeira; Língua inglesa; Feedback corretivo oral; Teoria sociocultural |
title_short |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
title_full |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
title_fullStr |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
title_full_unstemmed |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
title_sort |
Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral |
author |
Battistella, Tarsila Rubin |
author_facet |
Battistella, Tarsila Rubin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Battistella, Tarsila Rubin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções; Língua estrangeira; Língua inglesa; Feedback corretivo oral; Teoria sociocultural |
topic |
Emoções; Língua estrangeira; Língua inglesa; Feedback corretivo oral; Teoria sociocultural |
description |
Resumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente à s crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional. Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural. Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410 10.26512/rhla.v14i2.1410 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v14i2.1410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410/1245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345335746560 |