Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Helena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1479
Resumo: Resumo O presente artigo investiga a adequação do livro didático de Inglês Zip From Zog 5A ao Programa Acelera Brasil. Buscando verificar como os temas do mundo infanto juvenil são construídos por esses livros didáticos, este trabalho analisa o conteúdo e a organização deste material didático, mais especificamente o componente Livro do Aluno. Ao investigarmos como os temas do mundo infanto juvenil são construídos pelo material, lançamos nossa atenção para os eixos temáticos presentes nas unidades do volume 5A. A análise do corpus mostrou que esse livro didático  não é organizado tematicamente. Sendo assim, as unidades não trabalham a linguagem em contextos ou situações específicas e, portanto, não há construção de significados por parte do material. Os resultados apontam para a não adequação do livro didático Zip From Zog 5A aos objetivos do Programa Acelera Brasil, acarretando, assim, na demanda por um trabalho contextualizado sociohistoricamente, que pense, antes de tudo, nas necessidades de seu publico alvo e no papel dos que participam desse processo como um todo. Palavras-chave: análise de adequação, eixos temáticos, livro didático de Inglês Zip From Zog 5A, Programa Acelera Brasil.   Zip From Zog in Acelera Brasil: analysing the themes on an English language teaching coursebook in a learning acceleration program Abstract This article aims to investigate the suitability of the English coursebook Zip From Zog 5A to the Acelera Brasil Program. In order to observe how the themes of the juvenile world are constructed by this coursebook, this study analyses the content and organization of the coursebook Zip From Zog 5A, especially the Student's Book. With a view to investigate how the themes of the juvenile world are constructed by the coursebook, we focused our attention on the themes of the units in the material. The analysis showed that the coursebook is not thematically structured. In doing so, the units of the material do not work with language in specific contexts or situations. Therefore, there are no meaning constructions in the coursebook. The results of this research point that the coursebook Zip From Zog 5A does not suit the Acelera Brasil Program, which shows the demands for a sociohistorically contextualized work that prioritizes its target public's needs and the role of the ones involved in this process. Keywords: analysis of suitability, themes, English coursebook Zip From Zog 5A, Acelera Brasil Program.
id UNB-30_772b727d6ac4f5276aa8bc6b3597b03d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagemAnálise de adequação;Eixos temáticos;Livro didático de Inglês Zip From Zog 5A;Programa Acelera BrasilResumo O presente artigo investiga a adequação do livro didático de Inglês Zip From Zog 5A ao Programa Acelera Brasil. Buscando verificar como os temas do mundo infanto juvenil são construídos por esses livros didáticos, este trabalho analisa o conteúdo e a organização deste material didático, mais especificamente o componente Livro do Aluno. Ao investigarmos como os temas do mundo infanto juvenil são construídos pelo material, lançamos nossa atenção para os eixos temáticos presentes nas unidades do volume 5A. A análise do corpus mostrou que esse livro didático  não é organizado tematicamente. Sendo assim, as unidades não trabalham a linguagem em contextos ou situações específicas e, portanto, não há construção de significados por parte do material. Os resultados apontam para a não adequação do livro didático Zip From Zog 5A aos objetivos do Programa Acelera Brasil, acarretando, assim, na demanda por um trabalho contextualizado sociohistoricamente, que pense, antes de tudo, nas necessidades de seu publico alvo e no papel dos que participam desse processo como um todo. Palavras-chave: análise de adequação, eixos temáticos, livro didático de Inglês Zip From Zog 5A, Programa Acelera Brasil.   Zip From Zog in Acelera Brasil: analysing the themes on an English language teaching coursebook in a learning acceleration program Abstract This article aims to investigate the suitability of the English coursebook Zip From Zog 5A to the Acelera Brasil Program. In order to observe how the themes of the juvenile world are constructed by this coursebook, this study analyses the content and organization of the coursebook Zip From Zog 5A, especially the Student's Book. With a view to investigate how the themes of the juvenile world are constructed by the coursebook, we focused our attention on the themes of the units in the material. The analysis showed that the coursebook is not thematically structured. In doing so, the units of the material do not work with language in specific contexts or situations. Therefore, there are no meaning constructions in the coursebook. The results of this research point that the coursebook Zip From Zog 5A does not suit the Acelera Brasil Program, which shows the demands for a sociohistorically contextualized work that prioritizes its target public's needs and the role of the ones involved in this process. Keywords: analysis of suitability, themes, English coursebook Zip From Zog 5A, Acelera Brasil Program.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/147910.26512/rhla.v15i2.1479Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1479/1306Costa, Patrícia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.540176Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
title Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
spellingShingle Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
Costa, Patrícia Helena
Análise de adequação;
Eixos temáticos;
Livro didático de Inglês Zip From Zog 5A;
Programa Acelera Brasil
title_short Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
title_full Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
title_fullStr Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
title_full_unstemmed Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
title_sort Zip From Zog no Acelera Brasil: analisando os eixos temáticos do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem
author Costa, Patrícia Helena
author_facet Costa, Patrícia Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de adequação;
Eixos temáticos;
Livro didático de Inglês Zip From Zog 5A;
Programa Acelera Brasil
topic Análise de adequação;
Eixos temáticos;
Livro didático de Inglês Zip From Zog 5A;
Programa Acelera Brasil
description Resumo O presente artigo investiga a adequação do livro didático de Inglês Zip From Zog 5A ao Programa Acelera Brasil. Buscando verificar como os temas do mundo infanto juvenil são construídos por esses livros didáticos, este trabalho analisa o conteúdo e a organização deste material didático, mais especificamente o componente Livro do Aluno. Ao investigarmos como os temas do mundo infanto juvenil são construídos pelo material, lançamos nossa atenção para os eixos temáticos presentes nas unidades do volume 5A. A análise do corpus mostrou que esse livro didático  não é organizado tematicamente. Sendo assim, as unidades não trabalham a linguagem em contextos ou situações específicas e, portanto, não há construção de significados por parte do material. Os resultados apontam para a não adequação do livro didático Zip From Zog 5A aos objetivos do Programa Acelera Brasil, acarretando, assim, na demanda por um trabalho contextualizado sociohistoricamente, que pense, antes de tudo, nas necessidades de seu publico alvo e no papel dos que participam desse processo como um todo. Palavras-chave: análise de adequação, eixos temáticos, livro didático de Inglês Zip From Zog 5A, Programa Acelera Brasil.   Zip From Zog in Acelera Brasil: analysing the themes on an English language teaching coursebook in a learning acceleration program Abstract This article aims to investigate the suitability of the English coursebook Zip From Zog 5A to the Acelera Brasil Program. In order to observe how the themes of the juvenile world are constructed by this coursebook, this study analyses the content and organization of the coursebook Zip From Zog 5A, especially the Student's Book. With a view to investigate how the themes of the juvenile world are constructed by the coursebook, we focused our attention on the themes of the units in the material. The analysis showed that the coursebook is not thematically structured. In doing so, the units of the material do not work with language in specific contexts or situations. Therefore, there are no meaning constructions in the coursebook. The results of this research point that the coursebook Zip From Zog 5A does not suit the Acelera Brasil Program, which shows the demands for a sociohistorically contextualized work that prioritizes its target public's needs and the role of the ones involved in this process. Keywords: analysis of suitability, themes, English coursebook Zip From Zog 5A, Acelera Brasil Program.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1479
10.26512/rhla.v15i2.1479
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1479
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i2.1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1479/1306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345372446720