A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juchum, Maristela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339
Resumo: O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade.
id UNB-30_8834fc7c3be5c4ddf72092736e809210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1339
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textosLetramento acadêmico;Escrita na universidade;Planejamento pedagógico.O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133910.26512/rhla.v13i1.1339Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176Juchum, Maristelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1339Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.497491Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
title A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
spellingShingle A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
Juchum, Maristela
Letramento acadêmico;
Escrita na universidade;
Planejamento pedagógico.
title_short A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
title_full A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
title_fullStr A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
title_full_unstemmed A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
title_sort A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
author Juchum, Maristela
author_facet Juchum, Maristela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juchum, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico;
Escrita na universidade;
Planejamento pedagógico.
topic Letramento acadêmico;
Escrita na universidade;
Planejamento pedagógico.
description O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339
10.26512/rhla.v13i1.1339
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v13i1.1339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345293803520