A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339 |
Resumo: | O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade. |
id |
UNB-30_8834fc7c3be5c4ddf72092736e809210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1339 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textosLetramento acadêmico;Escrita na universidade;Planejamento pedagógico.O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133910.26512/rhla.v13i1.1339Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176Juchum, Maristelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1339Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.497491Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
title |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
spellingShingle |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos Juchum, Maristela Letramento acadêmico; Escrita na universidade; Planejamento pedagógico. |
title_short |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
title_full |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
title_fullStr |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
title_full_unstemmed |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
title_sort |
A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos |
author |
Juchum, Maristela |
author_facet |
Juchum, Maristela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juchum, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento acadêmico; Escrita na universidade; Planejamento pedagógico. |
topic |
Letramento acadêmico; Escrita na universidade; Planejamento pedagógico. |
description |
O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339 10.26512/rhla.v13i1.1339 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v13i1.1339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1339/1176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345293803520 |