O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento. |
id |
UNB-30_a3e4185cdb61863b4d7e5eef65cfd7cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/658 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitoresLetramento;Leitor;Professor;Identidade;CulturaEste artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/65810.26512/rhla.v7i2.658Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 98-109Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 98-1092237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658/557Almeida, Ana Lúcia de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:41:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/658Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.882871Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
title |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
spellingShingle |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores Almeida, Ana Lúcia de Campos Letramento; Leitor; Professor; Identidade; Cultura |
title_short |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
title_full |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
title_fullStr |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
title_full_unstemmed |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
title_sort |
O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores |
author |
Almeida, Ana Lúcia de Campos |
author_facet |
Almeida, Ana Lúcia de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Lúcia de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento; Leitor; Professor; Identidade; Cultura |
topic |
Letramento; Leitor; Professor; Identidade; Cultura |
description |
Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658 10.26512/rhla.v7i2.658 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v7i2.658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658/557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 98-109 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 98-109 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344783147008 |