O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Lúcia de Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/658
Resumo: Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento.
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