Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336 |
Resumo: | Resumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira. Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language. |
id |
UNB-30_c29448b915feb4505fa3882b552510bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1336 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiroAconselhamento linguageiro;Autonomia;Motivação;Francês língua estrangeiraResumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira. Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/133610.26512/rhla.v13i1.1336Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336/1171Magno e Silva, Walkyria PassosSantos, Edirnelis Moraes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:47:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1336Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:21.451229Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
title |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
spellingShingle |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro Magno e Silva, Walkyria Passos Aconselhamento linguageiro; Autonomia; Motivação; Francês língua estrangeira |
title_short |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
title_full |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
title_fullStr |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
title_full_unstemmed |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
title_sort |
Promovendo a autonomia e a motivação: o papel do conselheiro linguageiro |
author |
Magno e Silva, Walkyria Passos |
author_facet |
Magno e Silva, Walkyria Passos Santos, Edirnelis Moraes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edirnelis Moraes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magno e Silva, Walkyria Passos Santos, Edirnelis Moraes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aconselhamento linguageiro; Autonomia; Motivação; Francês língua estrangeira |
topic |
Aconselhamento linguageiro; Autonomia; Motivação; Francês língua estrangeira |
description |
Resumo Este artigo visa a mostrar como conselheiros linguageiros podem fomentar a autonomia e a motivação de graduandos com entraves na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), ajudando-os a superá-los. Tal trabalho repousa sobre os arcabouços teóricos da autonomia, da motivação, das estratégias de aprendizagem e do aconselhamento linguageiro. Os dados foram coletados por meio de narrativas e cadernos de notas dos conselheiros com registros das sessões de aconselhamento. Foi constatado que o conselheiro pode exercer um papel significativo no desempenho de estudantes com dificuldades na LE. Palavras-chave: Aconselhamento linguageiro. Autonomia. Motivação. Francês língua estrangeira. Abstract This text aims at showing how language advisers can help build autonomy and motivation of foreign language students with difficulties in learning, helping them overcome them. The research is based on theoretical issues, as autonomy, motivation, learning strategies, and language advising. Data were collected from three French students´ narratives and their adviser’s notes on advising sessions. Results show that the adviser can have a significant role in the performance of students with difficulties in learning a foreign language. Keywords: Language advising. Autonomy. Motivation. French as a foreign language. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336 10.26512/rhla.v13i1.1336 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v13i1.1336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1336/1171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 13 No. 1 (2014) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 13 n. 1 (2014) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345292754944 |