Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huelva Unterbäumen, Enrique
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santiago Vigata, Helena, Rabasa Fernández, Yamilka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/926
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo entre as estratégias de polidez que seriam utilizadas em português e em espanhol por quatro professoras universitárias de espanhol, duas espanholas e duas brasileiras, em doze situações hipotéticas apresentadas a elas mediante questionários de hábitos sociais. A pesquisa espelhou-se em um estudo realizado por Piatti (2003) na Argentina, onde a autora observou as diferenças pragmáticas existentes entre um grupo de estudantes estrangeiros de espanhol e um grupo de falantes nativos argentinos. Com um perfil diferente de participantes, quatro professoras que transitam facilmente entre as duas línguas e culturas, buscou-se ampliar as reflexões sobre a competência pragmática e sobre as diferenças interculturais entre brasileiros e espanhóis. A partir dos resultados obtidos, tentamos estabelecer algumas diferenças interculturais entre as estratégias de polidez utilizadas no Brasil e na Espanha.
id UNB-30_c85c04ab5d3fea91dddaf49f8e0a2154
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/926
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativoEstratégias de polidez;Questionários de hábitos sociais;Diferenças interculturais;Brasil-EspanhaEste trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo entre as estratégias de polidez que seriam utilizadas em português e em espanhol por quatro professoras universitárias de espanhol, duas espanholas e duas brasileiras, em doze situações hipotéticas apresentadas a elas mediante questionários de hábitos sociais. A pesquisa espelhou-se em um estudo realizado por Piatti (2003) na Argentina, onde a autora observou as diferenças pragmáticas existentes entre um grupo de estudantes estrangeiros de espanhol e um grupo de falantes nativos argentinos. Com um perfil diferente de participantes, quatro professoras que transitam facilmente entre as duas línguas e culturas, buscou-se ampliar as reflexões sobre a competência pragmática e sobre as diferenças interculturais entre brasileiros e espanhóis. A partir dos resultados obtidos, tentamos estabelecer algumas diferenças interculturais entre as estratégias de polidez utilizadas no Brasil e na Espanha.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/92610.26512/rhla.v9i2.926Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 185Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 1852237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/926/801Huelva Unterbäumen, EnriqueSantiago Vigata, HelenaRabasa Fernández, Yamilkainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:37:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/926Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.824234Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
title Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
spellingShingle Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
Huelva Unterbäumen, Enrique
Estratégias de polidez;
Questionários de hábitos sociais;
Diferenças interculturais;
Brasil-Espanha
title_short Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
title_full Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
title_fullStr Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
title_full_unstemmed Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
title_sort Polidez no Brasil e na Espanha: um estudo de caso comparativo
author Huelva Unterbäumen, Enrique
author_facet Huelva Unterbäumen, Enrique
Santiago Vigata, Helena
Rabasa Fernández, Yamilka
author_role author
author2 Santiago Vigata, Helena
Rabasa Fernández, Yamilka
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Huelva Unterbäumen, Enrique
Santiago Vigata, Helena
Rabasa Fernández, Yamilka
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de polidez;
Questionários de hábitos sociais;
Diferenças interculturais;
Brasil-Espanha
topic Estratégias de polidez;
Questionários de hábitos sociais;
Diferenças interculturais;
Brasil-Espanha
description Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo comparativo entre as estratégias de polidez que seriam utilizadas em português e em espanhol por quatro professoras universitárias de espanhol, duas espanholas e duas brasileiras, em doze situações hipotéticas apresentadas a elas mediante questionários de hábitos sociais. A pesquisa espelhou-se em um estudo realizado por Piatti (2003) na Argentina, onde a autora observou as diferenças pragmáticas existentes entre um grupo de estudantes estrangeiros de espanhol e um grupo de falantes nativos argentinos. Com um perfil diferente de participantes, quatro professoras que transitam facilmente entre as duas línguas e culturas, buscou-se ampliar as reflexões sobre a competência pragmática e sobre as diferenças interculturais entre brasileiros e espanhóis. A partir dos resultados obtidos, tentamos estabelecer algumas diferenças interculturais entre as estratégias de polidez utilizadas no Brasil e na Espanha.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/926
10.26512/rhla.v9i2.926
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/926
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v9i2.926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/926/801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 185
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 2 (2010): Ensino de Português Língua Estrangeira; 185
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344227401729