O professor de ciência e a atividade experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tunes, Elizabeth
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Silva, Roberto Ribeiro da, Carneiro, Maria Helena da Silva, Baptista, Joice Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753
Resumo: Este artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas.
id UNB-32_033fcf9973eb2324fd5f80e65ec433ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2753
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O professor de ciência e a atividade experimentalEnsino de ciências;Ensino experimental;Concepções de professoresEste artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275310.26512/lc.v5i9.2753Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 59-66Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 59-66Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 59-661981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753/2460Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTunes, ElizabethSilva, Roberto Ribeiro daCarneiro, Maria Helena da SilvaBaptista, Joice Aguiar2022-09-09T11:40:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2753Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:40:04Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de ciência e a atividade experimental
title O professor de ciência e a atividade experimental
spellingShingle O professor de ciência e a atividade experimental
Tunes, Elizabeth
Ensino de ciências;
Ensino experimental;
Concepções de professores
title_short O professor de ciência e a atividade experimental
title_full O professor de ciência e a atividade experimental
title_fullStr O professor de ciência e a atividade experimental
title_full_unstemmed O professor de ciência e a atividade experimental
title_sort O professor de ciência e a atividade experimental
author Tunes, Elizabeth
author_facet Tunes, Elizabeth
Silva, Roberto Ribeiro da
Carneiro, Maria Helena da Silva
Baptista, Joice Aguiar
author_role author
author2 Silva, Roberto Ribeiro da
Carneiro, Maria Helena da Silva
Baptista, Joice Aguiar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
Silva, Roberto Ribeiro da
Carneiro, Maria Helena da Silva
Baptista, Joice Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências;
Ensino experimental;
Concepções de professores
topic Ensino de ciências;
Ensino experimental;
Concepções de professores
description Este artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753
10.26512/lc.v5i9.2753
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753/2460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 59-66
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 59-66
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 59-66
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284575084544