O professor de ciência e a atividade experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas. |
id |
UNB-32_033fcf9973eb2324fd5f80e65ec433ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2753 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de ciência e a atividade experimentalEnsino de ciências;Ensino experimental;Concepções de professoresEste artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275310.26512/lc.v5i9.2753Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 59-66Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 59-66Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 59-661981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753/2460Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTunes, ElizabethSilva, Roberto Ribeiro daCarneiro, Maria Helena da SilvaBaptista, Joice Aguiar2022-09-09T11:40:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2753Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:40:04Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de ciência e a atividade experimental |
title |
O professor de ciência e a atividade experimental |
spellingShingle |
O professor de ciência e a atividade experimental Tunes, Elizabeth Ensino de ciências; Ensino experimental; Concepções de professores |
title_short |
O professor de ciência e a atividade experimental |
title_full |
O professor de ciência e a atividade experimental |
title_fullStr |
O professor de ciência e a atividade experimental |
title_full_unstemmed |
O professor de ciência e a atividade experimental |
title_sort |
O professor de ciência e a atividade experimental |
author |
Tunes, Elizabeth |
author_facet |
Tunes, Elizabeth Silva, Roberto Ribeiro da Carneiro, Maria Helena da Silva Baptista, Joice Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Roberto Ribeiro da Carneiro, Maria Helena da Silva Baptista, Joice Aguiar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tunes, Elizabeth Silva, Roberto Ribeiro da Carneiro, Maria Helena da Silva Baptista, Joice Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências; Ensino experimental; Concepções de professores |
topic |
Ensino de ciências; Ensino experimental; Concepções de professores |
description |
Este artigo apresenta algumas concepções de professores de ciências acerca da importância da atividade experimental para o ensino. Para identificar essas concepções foram examinados projetos elaborados por professores do ensino médio da Fundação Educacional do Distrito Federal, focalizando-se seus objetivos e justificativas. Verificou-se que os professores vêem importância na atividade experimental tanto para si quanto para os alunos, apresentando razões bastante diversas e de variadas naturezas, desde aquelas de cunho psicológico ou estritamente pedagógico, até aquelas oriundas de visões epistemológicas da ciência diferentes e até mesmo opostas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753 10.26512/lc.v5i9.2753 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v5i9.2753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2753/2460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 59-66 Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 59-66 Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 59-66 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v5i9 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284575084544 |