Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor. |
id |
UNESP-22_c6608da15a6ef20931dcfaaf76874d7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000100002 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciênciasConcepções dos professoresEnsino de ciênciasEpistemologiaNatureza da ciênciaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessChinelli,Maura VenturaFerreira,Marcus Vinícius da SilvaAguiar,Luiz Edmundo Vargas depor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:36.550108Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
title |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
spellingShingle |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências Chinelli,Maura Ventura Concepções dos professores Ensino de ciências Epistemologia Natureza da ciência |
title_short |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
title_full |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
title_fullStr |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
title_sort |
Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências |
author |
Chinelli,Maura Ventura |
author_facet |
Chinelli,Maura Ventura Ferreira,Marcus Vinícius da Silva Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Marcus Vinícius da Silva Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chinelli,Maura Ventura Ferreira,Marcus Vinícius da Silva Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções dos professores Ensino de ciências Epistemologia Natureza da ciência |
topic |
Concepções dos professores Ensino de ciências Epistemologia Natureza da ciência |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955837669376 |