A criatividade na escola: três direções de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitjáns Martínez, Albertina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057
Resumo: O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la.   
id UNB-32_4001c6e6b0aa181eb354d91de951052a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3057
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A criatividade na escola: três direções de trabalhoCriatividadeEscolaAluno criativoFormação de professoresSubjetividadeO objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/305710.26512/lc.v8i15.3057Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-2061981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057/2749Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMitjáns Martínez, Albertina2022-09-09T14:29:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3057Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:42Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade na escola: três direções de trabalho
title A criatividade na escola: três direções de trabalho
spellingShingle A criatividade na escola: três direções de trabalho
Mitjáns Martínez, Albertina
Criatividade
Escola
Aluno criativo
Formação de professores
Subjetividade
title_short A criatividade na escola: três direções de trabalho
title_full A criatividade na escola: três direções de trabalho
title_fullStr A criatividade na escola: três direções de trabalho
title_full_unstemmed A criatividade na escola: três direções de trabalho
title_sort A criatividade na escola: três direções de trabalho
author Mitjáns Martínez, Albertina
author_facet Mitjáns Martínez, Albertina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitjáns Martínez, Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Escola
Aluno criativo
Formação de professores
Subjetividade
topic Criatividade
Escola
Aluno criativo
Formação de professores
Subjetividade
description O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057
10.26512/lc.v8i15.3057
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i15.3057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057/2749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i15
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284929503232