A criatividade na escola: três direções de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057 |
Resumo: | O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la. |
id |
UNB-32_4001c6e6b0aa181eb354d91de951052a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3057 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criatividade na escola: três direções de trabalhoCriatividadeEscolaAluno criativoFormação de professoresSubjetividadeO objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/305710.26512/lc.v8i15.3057Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206Linhas Críticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-2061981-04311516-489610.26512/lc.v8i15reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057/2749Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMitjáns Martínez, Albertina2022-09-09T14:29:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3057Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:29:42Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
title |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
spellingShingle |
A criatividade na escola: três direções de trabalho Mitjáns Martínez, Albertina Criatividade Escola Aluno criativo Formação de professores Subjetividade |
title_short |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
title_full |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
title_fullStr |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
title_full_unstemmed |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
title_sort |
A criatividade na escola: três direções de trabalho |
author |
Mitjáns Martínez, Albertina |
author_facet |
Mitjáns Martínez, Albertina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mitjáns Martínez, Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Escola Aluno criativo Formação de professores Subjetividade |
topic |
Criatividade Escola Aluno criativo Formação de professores Subjetividade |
description |
O objetivo do artigo, que integra idéias básicas das nossas pesquisas no campo da criatividade a partir da perspectiva histórico-cultural, é apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar e mostrar a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas, tendo em conta suas inter-relações e interdependências. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir no incremento da criatividade supõe trabalhar em três direções: o desenvolvimento da criatividade do aluno, o desenvolvimento da criatividade dos educadores e o desenvolvimento da criatividade da escola como organização. Para cada uma das direções de trabalho apresentadas, descreve-se como se expressa a criatividade e fundamentam-se as estratégias e ações que podem ser desenhadas para estimulá-la. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057 10.26512/lc.v8i15.3057 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v8i15.3057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3057/2749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 8 No. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206 Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206 Linhas Críticas; v. 8 n. 15 (2002): A criatividade na educação; 189-206 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v8i15 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284929503232 |