Professores pensam - e fazem - a diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3407 |
Resumo: | Este artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, assim como a forma como lidam com as diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto. |
id |
UNB-32_684256a0bc125eb944fcf195df8935b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3407 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores pensam - e fazem - a diferençaDiferença;Professores;Prática pedagógica;ConcepçõesEste artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, assim como a forma como lidam com as diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/340710.26512/lc.v13i25.3407Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 271-288Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 271-288Linhas Críticas; v. 13 n. 25 (2007); 271-2881981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3407/3093Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUrt, SôniaMotta, Maria Alice2022-09-09T16:04:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3407Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:21Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
title |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
spellingShingle |
Professores pensam - e fazem - a diferença Urt, Sônia Diferença; Professores; Prática pedagógica; Concepções |
title_short |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
title_full |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
title_fullStr |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
title_full_unstemmed |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
title_sort |
Professores pensam - e fazem - a diferença |
author |
Urt, Sônia |
author_facet |
Urt, Sônia Motta, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urt, Sônia Motta, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença; Professores; Prática pedagógica; Concepções |
topic |
Diferença; Professores; Prática pedagógica; Concepções |
description |
Este artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, assim como a forma como lidam com as diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3407 10.26512/lc.v13i25.3407 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3407 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v13i25.3407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3407/3093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 271-288 Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 271-288 Linhas Críticas; v. 13 n. 25 (2007); 271-288 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v13i25 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285359419392 |