A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276 |
Resumo: | O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt. |
id |
UNB-32_7ed701c755eaa7ffac1f2b52c6e6629b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3276 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-modernaBildung;Contra-educação;Educação padronizadora;Escola de FrankfurtO projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/327610.26512/lc.v12i22.3276Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22Linhas Críticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276/2959Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGur-Ze'ev, Ilan2022-09-09T15:48:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3276Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:12Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
title |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
spellingShingle |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna Gur-Ze'ev, Ilan Bildung; Contra-educação; Educação padronizadora; Escola de Frankfurt |
title_short |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
title_full |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
title_fullStr |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
title_full_unstemmed |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
title_sort |
A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna |
author |
Gur-Ze'ev, Ilan |
author_facet |
Gur-Ze'ev, Ilan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gur-Ze'ev, Ilan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bildung; Contra-educação; Educação padronizadora; Escola de Frankfurt |
topic |
Bildung; Contra-educação; Educação padronizadora; Escola de Frankfurt |
description |
O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276 10.26512/lc.v12i22.3276 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v12i22.3276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3276/2959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22 Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22 Linhas Críticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 5-22 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v12i22 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285309087745 |