Notes to understand contemporary technology and education relationships

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540
Resumo: A tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana.
id UNB-32_8221e6d300f33445ab5c60903d79cbd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48540
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Notes to understand contemporary technology and education relationshipsNotas para entender las relaciones contemporáneas entre tecnología y educaciónNotas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educaçãoTecnologia e educaçãoFenômeno Tecnológico ContemporâneoTécnica e Tecnologia. TecnocentrismoTecnología y educaciónFenómeno tecnológico contemporáneoTécnica y tecnología. TecnocentrismoTechnology and educationContemporary technological phenomenonTechnique and technology. TechnocentrismA tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana.Apresentamos um roteiro de estudo sobre a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea. Partimos de uma caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica. Discutimos a técnica moderna, considerando o que a distingue da técnica na antiguidade grega, com base em Heidegger (2002). Tomamos o exercício desenvolvido por Feenberg (2002, 2004, 2013a, 2013b) em torno de uma taxionomia das relações entre tecnologia e ação humana, problematizando a proposta do autor para uma tecnologia democrática. Concluímos, apontando o materialismo histórico-dialético como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e dos problemas que ela coloca para a humanidade.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4854010.26512/lc29202348540Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e485401981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38026https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38027Copyright (c) 2023 Joana Peixotohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Joana2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48540Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Notes to understand contemporary technology and education relationships
Notas para entender las relaciones contemporáneas entre tecnología y educación
Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação
title Notes to understand contemporary technology and education relationships
spellingShingle Notes to understand contemporary technology and education relationships
Peixoto, Joana
Tecnologia e educação
Fenômeno Tecnológico Contemporâneo
Técnica e Tecnologia. Tecnocentrismo
Tecnología y educación
Fenómeno tecnológico contemporáneo
Técnica y tecnología. Tecnocentrismo
Technology and education
Contemporary technological phenomenon
Technique and technology. Technocentrism
title_short Notes to understand contemporary technology and education relationships
title_full Notes to understand contemporary technology and education relationships
title_fullStr Notes to understand contemporary technology and education relationships
title_full_unstemmed Notes to understand contemporary technology and education relationships
title_sort Notes to understand contemporary technology and education relationships
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educação
Fenômeno Tecnológico Contemporâneo
Técnica e Tecnologia. Tecnocentrismo
Tecnología y educación
Fenómeno tecnológico contemporáneo
Técnica y tecnología. Tecnocentrismo
Technology and education
Contemporary technological phenomenon
Technique and technology. Technocentrism
topic Tecnologia e educação
Fenômeno Tecnológico Contemporâneo
Técnica e Tecnologia. Tecnocentrismo
Tecnología y educación
Fenómeno tecnológico contemporáneo
Técnica y tecnología. Tecnocentrismo
Technology and education
Contemporary technological phenomenon
Technique and technology. Technocentrism
description A tecnologia é uma produção humana e, como tal, histórica e social. Por esta razão, para compreender a estrutura e o sentido da tecnologia contemporânea, é necessário investigar suas origens e o percurso do pensamento que a explica. Este artigo apresenta um roteiro de estudo, fundamentado numa abordagem dialética, como chave para leitura da tecnocultura contemporânea e das questões que ela coloca para a educação. Para tal, parte da caracterização da realidade técnica, considerando o aporte de uma antropologia da técnica; discute a técnica moderna com base em Heidegger (2002) e apropria-se do estudo de Feenberg (2002; 2004; 2013a; 2013b) sobre as relações entre tecnologia e ação humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540
10.26512/lc29202348540
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540
identifier_str_mv 10.26512/lc29202348540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38026
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48540/38027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Joana Peixoto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Joana Peixoto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e48540
Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e48540
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v29i
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309289081864192