É possível construir a Docência Universitária?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540 |
Resumo: | A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação. |
id |
UNB-32_8ad87c0ce9da982f60d9eb6299b9ee28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3540 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
É possível construir a Docência Universitária?Docência;Pedagogia universitária;Processo de formaçãoA presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/354010.26512/lc.v15i29.3540Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-2491981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540/3227Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBroilo, Cecília LuizaForster, Mari Margarete dos SantosFagundes, Maurício Cesar Vitória2022-09-09T16:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3540Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É possível construir a Docência Universitária? |
title |
É possível construir a Docência Universitária? |
spellingShingle |
É possível construir a Docência Universitária? Broilo, Cecília Luiza Docência; Pedagogia universitária; Processo de formação |
title_short |
É possível construir a Docência Universitária? |
title_full |
É possível construir a Docência Universitária? |
title_fullStr |
É possível construir a Docência Universitária? |
title_full_unstemmed |
É possível construir a Docência Universitária? |
title_sort |
É possível construir a Docência Universitária? |
author |
Broilo, Cecília Luiza |
author_facet |
Broilo, Cecília Luiza Forster, Mari Margarete dos Santos Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Forster, Mari Margarete dos Santos Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broilo, Cecília Luiza Forster, Mari Margarete dos Santos Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência; Pedagogia universitária; Processo de formação |
topic |
Docência; Pedagogia universitária; Processo de formação |
description |
A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540 10.26512/lc.v15i29.3540 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v15i29.3540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3540/3227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249 Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249 Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 233-249 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v15i29 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285410799616 |