A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e à s relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos. |
id |
UNB-32_95c74ec01f1d9db3b6f5095625082885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3171 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemáticaFormação continuada de professores;Psicologia da educação;Re- significação do papel da psicologiaEste artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e à s relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317110.26512/lc.v9i17.3171Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-2321981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171/2857Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deAlmeida, Sandra Francesca Conte de2022-09-09T14:44:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3171Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:30Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
title |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
spellingShingle |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Formação continuada de professores; Psicologia da educação; Re- significação do papel da psicologia |
title_short |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
title_full |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
title_fullStr |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
title_full_unstemmed |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
title_sort |
A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática |
author |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
author_facet |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Sandra Francesca Conte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores; Psicologia da educação; Re- significação do papel da psicologia |
topic |
Formação continuada de professores; Psicologia da educação; Re- significação do papel da psicologia |
description |
Este artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e à s relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171 10.26512/lc.v9i17.3171 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171/2857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309284962009088 |