Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 |
Resumo: | Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações. |
id |
UNB-7_b4f1fdcb645b6b5093769fd512584477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacionalcompetência em informaçãointerdisciplinaridadepensamento complexoalfabetización informacionalpensamiento complejointerdisciplinariedadinformation literacyinterdisciplinarycomplex thoughtAtualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/220310.26512/rici.v9.n1.2016.2203Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-1421983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956Ottonicar, Selma Letícia CapinzaikiValentim, Marta Lígia PomimFeres, Glória Georgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:50:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:50:47Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
spellingShingle |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
title_short |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_full |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_fullStr |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_full_unstemmed |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_sort |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
author |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki |
author_facet |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
author_role |
author |
author2 |
Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
topic |
competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
description |
Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-142 1983-5213 10.26512/rici.v9.n1.2016 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998166028288 |