Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valentim, Marta Lígia Pomim, Feres, Glória Georges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203
Resumo: Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.
id UNB-7_b4f1fdcb645b6b5093769fd512584477
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacionalcompetência em informaçãointerdisciplinaridadepensamento complexoalfabetización informacionalpensamiento complejointerdisciplinariedadinformation literacyinterdisciplinarycomplex thoughtAtualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/220310.26512/rici.v9.n1.2016.2203Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-1421983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956Ottonicar, Selma Letícia CapinzaikiValentim, Marta Lígia PomimFeres, Glória Georgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:50:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:50:47Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
title Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
spellingShingle Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki
competência em informação
interdisciplinaridade
pensamento complexo
alfabetización informacional
pensamiento complejo
interdisciplinariedad
information literacy
interdisciplinary
complex thought
title_short Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
title_full Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
title_fullStr Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
title_full_unstemmed Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
title_sort Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
author Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki
author_facet Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki
Valentim, Marta Lígia Pomim
Feres, Glória Georges
author_role author
author2 Valentim, Marta Lígia Pomim
Feres, Glória Georges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki
Valentim, Marta Lígia Pomim
Feres, Glória Georges
dc.subject.por.fl_str_mv competência em informação
interdisciplinaridade
pensamento complexo
alfabetización informacional
pensamiento complejo
interdisciplinariedad
information literacy
interdisciplinary
complex thought
topic competência em informação
interdisciplinaridade
pensamento complexo
alfabetización informacional
pensamiento complejo
interdisciplinariedad
information literacy
interdisciplinary
complex thought
description Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203
10.26512/rici.v9.n1.2016.2203
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203
identifier_str_mv 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-142
1983-5213
10.26512/rici.v9.n1.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998166028288