Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
DOI: | 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 |
Resumo: | Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações. |
id |
UNB-7_b4f1fdcb645b6b5093769fd512584477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
spelling |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacionalcompetência em informaçãointerdisciplinaridadepensamento complexoalfabetización informacionalpensamiento complejointerdisciplinariedadinformation literacyinterdisciplinarycomplex thoughtAtualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/220310.26512/rici.v9.n1.2016.2203Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-1421983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956Ottonicar, Selma Letícia CapinzaikiValentim, Marta Lígia PomimFeres, Glória Georgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:50:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2203Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:50:47Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
spellingShingle |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
title_short |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_full |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_fullStr |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_full_unstemmed |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
title_sort |
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional |
author |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki |
author_facet |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
author_role |
author |
author2 |
Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki Valentim, Marta Lígia Pomim Feres, Glória Georges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
topic |
competência em informação interdisciplinaridade pensamento complexo alfabetización informacional pensamiento complejo interdisciplinariedad information literacy interdisciplinary complex thought |
description |
Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203/1956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 124-142 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-142 1983-5213 10.26512/rici.v9.n1.2016 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1822181627793506304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 |