Balanced ScoreCard sua aplicação na identificação de necessidades de informação de usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2419 |
Resumo: | Tece reflexões quanto ao potencial de uso do Balanced ScoreCard (BSC) nos estudos de necessidades de informação das organizações. O BSC é uma metodologia de gestão estratégica, que tem como objetivo traduzir a missão, visão de futuro e a estratégia de empresas em um conjunto de objetivos/resultados e medidas de desempenho, que servem de base para um sistema de mensuração e de gestão estratégica, organizados de acordo com quatro perspectivas. As unidades de informação podem adotar o BSC de duas formas: integrando o BSC da organização, neste sentido está inserida na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento/crescimento, pois informação é considerada um ativo intangível, fundamental nas organizações. Por outro lado, as unidades de informação podem ser consideradas unidades de serviços compartilhados (Shared Service Units ”“ SSU), que são unidades internas que prestam serviços à unidade estratégica de negócios (SBU), por este motivo podem ter seu próprio BSC. Em ambos os casos, os serviços e produtos de informação devem estar em sintonia e sincronia com a missão, visão de futuro e resultados previstos para a organização. Assim, as necessidades de informação das organizações são identificadas a partir do mapeamento dos processos organizacionais que integram as perspectivas do BSC, quando são identificados os inputs e os outputs de cada processo, dos quais a informação está sempre presente. |
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Balanced ScoreCard sua aplicação na identificação de necessidades de informação de usuáriosBalanced Score Cardestudo de usuáriosplanejamento bibliotecárioBalanced Score Cardestudio de usuariosnecesidad de informaciónplanificación bibliotecariaBalanced Score Cardinformation needsuser studyTece reflexões quanto ao potencial de uso do Balanced ScoreCard (BSC) nos estudos de necessidades de informação das organizações. O BSC é uma metodologia de gestão estratégica, que tem como objetivo traduzir a missão, visão de futuro e a estratégia de empresas em um conjunto de objetivos/resultados e medidas de desempenho, que servem de base para um sistema de mensuração e de gestão estratégica, organizados de acordo com quatro perspectivas. As unidades de informação podem adotar o BSC de duas formas: integrando o BSC da organização, neste sentido está inserida na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento/crescimento, pois informação é considerada um ativo intangível, fundamental nas organizações. Por outro lado, as unidades de informação podem ser consideradas unidades de serviços compartilhados (Shared Service Units ”“ SSU), que são unidades internas que prestam serviços à unidade estratégica de negócios (SBU), por este motivo podem ter seu próprio BSC. Em ambos os casos, os serviços e produtos de informação devem estar em sintonia e sincronia com a missão, visão de futuro e resultados previstos para a organização. Assim, as necessidades de informação das organizações são identificadas a partir do mapeamento dos processos organizacionais que integram as perspectivas do BSC, quando são identificados os inputs e os outputs de cada processo, dos quais a informação está sempre presente.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/241910.26512/rici.v9.n2.2016.2419Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 406-420Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 406-420Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 406-4201983-521310.26512/rici.v9.n2.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2419/2158Caribe, Rita de Cássia do Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:47:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2419Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:47:08Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Tece reflexões quanto ao potencial de uso do Balanced ScoreCard (BSC) nos estudos de necessidades de informação das organizações. O BSC é uma metodologia de gestão estratégica, que tem como objetivo traduzir a missão, visão de futuro e a estratégia de empresas em um conjunto de objetivos/resultados e medidas de desempenho, que servem de base para um sistema de mensuração e de gestão estratégica, organizados de acordo com quatro perspectivas. As unidades de informação podem adotar o BSC de duas formas: integrando o BSC da organização, neste sentido está inserida na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento/crescimento, pois informação é considerada um ativo intangível, fundamental nas organizações. Por outro lado, as unidades de informação podem ser consideradas unidades de serviços compartilhados (Shared Service Units ”“ SSU), que são unidades internas que prestam serviços à unidade estratégica de negócios (SBU), por este motivo podem ter seu próprio BSC. Em ambos os casos, os serviços e produtos de informação devem estar em sintonia e sincronia com a missão, visão de futuro e resultados previstos para a organização. Assim, as necessidades de informação das organizações são identificadas a partir do mapeamento dos processos organizacionais que integram as perspectivas do BSC, quando são identificados os inputs e os outputs de cada processo, dos quais a informação está sempre presente. |
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