Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Euller de Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45329
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.
id UNB_008ad965e5577f84f5e7ec38ecbc713d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45329
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentarCerveja artesanalTeoria do comportamento planejadoEstilo de vidaIntenção de compraComportamento do consumidorDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.Essa pesquisa teve por objetivo investigar o efeito dos preditores da intenção de compra de cervejas artesanais a partir da utilização de um modelo estendido da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Estilo de vida Alimentar (FRL). Foram estabelecidos como preditores da intenção de compra de cervejas artesanais as variáveis: atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, consumo anterior, envolvimento alimentar, inovação alimentar e responsabilidade alimentar. O delineamento metodológico foi o de levantamento (survey) com aplicação de questionário online. A amostra da pesquisa contou com 710 casos válidos. Na análise de dados foram empregadas as técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem por equações estruturais. Os resultados apontam evidências de que as variáveis Atitudes, Consumo Anterior e Responsabilidade Alimentar exercem efeito significativo como preditoras da intenção de compra de cervejas artesanais e que a relação da Inovação com a intenção de compra é mediada pelas variáveis de atitude e consumo anterior. O modelo obtido pelo estudo explica 72% da variância da intenção comportamental. A pesquisa identificou a segmentação dos consumidores em cinco grupos com características distintas entre si. Estudos futuros podem considerar utilizar delineamentos longitudinais ou experimentais com o objetivo de verificar a existência de relações causais. Estudos qualitativos também podem ser feitos com base nos resultados encontrados.This research aimed to investigate the predictors and its effects on the purchase intention of craft beers from the use of an extended model of the Theory of Planned Behavior (TPB) and the Food-Related Lifestyle (FRL). Variables established as predictors of purchase intention of craft beer were: attitudes, subjective norms, perceived behavioral control, previous purchase behavior, food involvement, food innovation and food responsibility. The methodological design was a survey with the application of an online questionnaire. Participants are Brazilian consumers, over 18 years old. The research sample had 710 valid cases. In the data analysis, exploratory factor analysis and structural equation modeling techniques were used. The results show evidence that the variables Attitudes, Past Purchase Behavior and Food Responsibility have a significant effect as predictors of the intention to purchase craft beers and that the relationship between innovation and purchase intention is mediated by attitudes and previous consumption. The model obtained by the study explains 72% of the variance of behavioral intention. The research identified the segmentation of consumers into five groups with different characteristics. Future studies may consider using longitudinal or experimental designs in order to verify the existence of causal relationships. Qualitative studies can also be done based on the results found.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAlfinito, SolangeBarros, Euller de Sá2022-12-16T21:49:09Z2022-12-16T21:49:09Z2022-12-162022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Euller de Sá. Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais: um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45329A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T21:06:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/45329Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T21:06:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
title Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
spellingShingle Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
Barros, Euller de Sá
Cerveja artesanal
Teoria do comportamento planejado
Estilo de vida
Intenção de compra
Comportamento do consumidor
title_short Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
title_full Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
title_fullStr Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
title_full_unstemmed Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
title_sort Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar
author Barros, Euller de Sá
author_facet Barros, Euller de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alfinito, Solange
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Euller de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Cerveja artesanal
Teoria do comportamento planejado
Estilo de vida
Intenção de compra
Comportamento do consumidor
topic Cerveja artesanal
Teoria do comportamento planejado
Estilo de vida
Intenção de compra
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T21:49:09Z
2022-12-16T21:49:09Z
2022-12-16
2022-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Euller de Sá. Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais: um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45329
identifier_str_mv BARROS, Euller de Sá. Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais: um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508385293303808