Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Daniel Klug
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19363
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19363
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.
id UNB_01048b13e00811b316c64472d07d1233
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19363
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médioTeoria dos grafosGeometria euclidianaMatemática (Ensino médio)Matemática - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.Este trabalho apresenta uma introdução à Teoria dos Grafos, propondo sua aplicação em aulas do Ensino Médio, em especial no segundo ou no terceiro ano. A Teoria dos Grafos teve seu pontapé inicial com o estudo de Euler sobre o problema das pontes de Königsberg. Outros trabalhos se seguiram, particularmente tratando de problemas como determinar trilhas eulerianas, caminhos hamiltonianos, minimização de custos de fluxos em redes. Após uma apresentação teórica incluindo, além desses itens, anotações importantes sobre planaridade e poliedros (ou seja, o tratamento dos poliedros tradicionalmente estudados na Geometria Espacial Euclidiana por meio de seus equivalentes planos em forma de grafos), elabora-se um caderno de atividade a ser aplicadas às turmas de Ensino Médio. Uma experimentação de campo com aproximadamente noventa alunos mostrou-se bem-sucedida, refletindo a adequação do nível da matéria a ser-lhes passada, bem como o interesse nas aplicações cotidianas da Teoria dos Grafos.This work makes an introduction to Graph Theory, and suggests its inclusion in high school programs, especially on second and third grades. Graph Theory had its start with Euler’s study on the Königsberg bridges’ problem. Other works followed, particularly concerning the determination of Eulerian tracks, Hamiltonian paths, minimization of network flows costs, and so on. After presenting some theory on these items, including furthermore important notes on planarity and polyhedra (that is, the treatment of polyhedra traditionally studied on Euclidian space geometry through their equivalent plane graphs), an activity workbook is prepared for high school classes. A field experiment with about ninety students resulted successful, reflecting the level adequacy of the subject to be taught, as well as the interest on Graph Theory applications to day-to-day problems.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalCavalheiro, Adail de CastroNogueira, Daniel Klug2016-01-26T15:32:25Z2016-01-26T15:32:25Z2016-01-262015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Daniel Klug. Introdução à teoria dos grafos: proposta para o ensino médio. 2015. [114] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19363http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19363A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:50:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/19363Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:50:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
title Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
spellingShingle Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
Nogueira, Daniel Klug
Teoria dos grafos
Geometria euclidiana
Matemática (Ensino médio)
Matemática - estudo e ensino
title_short Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
title_full Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
title_fullStr Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
title_sort Introdução à teoria dos grafos : proposta para o ensino médio
author Nogueira, Daniel Klug
author_facet Nogueira, Daniel Klug
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalheiro, Adail de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Daniel Klug
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos grafos
Geometria euclidiana
Matemática (Ensino médio)
Matemática - estudo e ensino
topic Teoria dos grafos
Geometria euclidiana
Matemática (Ensino médio)
Matemática - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07
2016-01-26T15:32:25Z
2016-01-26T15:32:25Z
2016-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Daniel Klug. Introdução à teoria dos grafos: proposta para o ensino médio. 2015. [114] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19363
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19363
identifier_str_mv NOGUEIRA, Daniel Klug. Introdução à teoria dos grafos: proposta para o ensino médio. 2015. [114] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19363
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508175445983232