História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016. |
id |
UNB_bddd0b522900b21987ffe475ecd087de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23900 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino MédioMatemática (Ensino médio)Educação e aprendizagemGeometria de GalileuGeometria euclidianaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016.Quando o tema é geometria não euclidiana, logo nos vem à mente o modelo de geometria criado a partir da negação do quinto postulado de Euclides. Neste trabalho apresentamos uma situação diferente, um modelo pouco conhecido chamado de geometria de Galileu, devido sua origem ser a mecânica estudada por Galileu Galilei. A proposta desta dissertação é desenvolver um referencial teórico traçando um paralelo com a geometria euclidiana e elaborar uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo as propriedades e as transformações comuns e não comuns nos dois modelos.This work is a survey in which we investigated the potential of the history of mathematics as an additional educational resource for high school and proposes a set of texts referring to the main content taught in this level of education. These texts may have a motivating potential for math learning as aims to aid in the practice of teachers in the classroom. In order to conduct the survey, the basic ideas are search-lead author on the use history in mathematics education, the main research on the topic, as well as the insertion of the story in the form of texts in textbooks, course books and college books history of mathematics. For some scientific content high school math, proposed by the Curriculum in Motion was made a historical overview on the subject, highlighting: its main mentors, the context in which it was designed, applications and curiosities, when deemed relevant to the topic of understanding. It is believed in the potential of the texts as a teaching resource in order to provide context and meaning to student learning, motivate students' interest in mathematics, get more significant results in the teaching-learning process of mathematics content.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em MatemáticaMenezes, Josinalva EstacioMoura, Ana Gabriela de Brito de2017-07-26T20:41:12Z2017-07-26T20:41:12Z2017-07-262016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:27:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/23900Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:27:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
title |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
spellingShingle |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio Moura, Ana Gabriela de Brito de Matemática (Ensino médio) Educação e aprendizagem Geometria de Galileu Geometria euclidiana |
title_short |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
title_full |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
title_fullStr |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
title_sort |
História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio |
author |
Moura, Ana Gabriela de Brito de |
author_facet |
Moura, Ana Gabriela de Brito de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Josinalva Estacio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Gabriela de Brito de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino médio) Educação e aprendizagem Geometria de Galileu Geometria euclidiana |
topic |
Matemática (Ensino médio) Educação e aprendizagem Geometria de Galileu Geometria euclidiana |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-19 2017-07-26T20:41:12Z 2017-07-26T20:41:12Z 2017-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900 |
identifier_str_mv |
MOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900 http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508318108942336 |