A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38109 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. |
id |
UNB_0850bf67c64549764fe0bbe74eb2d575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/38109 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino MédioBiologia - estudo e ensinoEnsino MédioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.O desempenho escolar deve-se a um resultado multifatorial e para efeitos de fluxo escolar consideram-se os dados de aprovação, reprovação e afastamento por abandono. A baixa proficiência em disciplinas é o principal fator que leva à reprovação, sendo esta, um dos principais problemas que ocorrem na Educação Básica. Em turmas de ensino médio, as maiores taxas de reprovação e abandono são observadas na 1a série. O processo de ensino e aprendizagem pode ser desenvolvido por meio de várias modalidades pedagógicas, entre elas os estudos em grupos. As metodologias ativas de aprendizagem propõem que os estudantes saiam da tradicional postura de passividade e passem a assumir um papel mais efetivo e de maiores participações nas atividades realizadas em sala de aula. Os processos cognitivos e emocionais encontram-se intimamente associados, de modo que emoções e motivação são fatores que influenciam na aprendizagem. A Neurociência é uma área de estudo que abrange, entre outros, os processamentos mentais referentes à cognição, aprendizagem, e à linguagem. As inter-relações que constituem a compreensão e a utilização do conhecimento sobre o funcionamento cerebral, o comportamento motivado e os processos de aprendizagem podem contribuir na escolha e adoção de práticas pedagógicas que estimulem o desenvolvimento dos estudantes. Na disciplina de Biologia, para conteúdos que demandam maiores esforços para seu entendimento como os mecanismos celulares de produção energética (respiração celular, fermentação e fotossíntese) a estratégia de estudos em grupos mostrou-se eficaz. Este estudo, baseou-se na aplicação da metodologia Trezentos, uma metodologia ativa e colaborativa desenvolvida e aplicada inicialmente em turmas de graduação com resultados efetivos no desenvolvimento do olhar sobre o outro ao promoverem grupos de estudos onde a ajuda mútua era estimulada. Além desse aspecto humano, houve melhora nos índices de rendimento. Este trabalho baseou-se na aplicação dessa metodologia em turmas de 1a série do ensino médio. Os resultados obtidos indicam que metodologias ativas e colaborativas, como os estudos em pequenos grupos, além de reforçarem comportamentos de empatia e ajuda, contribuíram para que melhores índices fossem alcançados nas atividades avaliativas referentes ao metabolismo energético celular, apesar de ter sido necessário um grande número de aulas para sua efetiva aplicação.School performance is due to a multifactorial result and for the purposes of school flow, the pass, fail and dropout data are considered. Low proficiency in subjects is the main factor leading to failure, which is one of the main problems that occur in Basic Education. In high school classes, the highest failure and dropout rates are observed in grade 1. The teaching and learning process can be developed through various pedagogical modalities, including group studies. Active learning methodologies propose that students move away from the traditional passive posture and assume a more effective role and greater participation in classroom activities. Cognitive and emotional processes are closely associated, so emotions and motivation are factors that influence learning. Neuroscience is an area of study that encompasses, among others, mental processing related to cognition, learning, and language. The interrelationships that constitute the understanding and use of knowledge about brain functioning, motivated behavior and learning processes can contribute to the choice and adoption of pedagogical practices that stimulate students' development. In the subject of Biology, for content that requires greater efforts to understand how the cellular mechanisms of energy production (cellular respiration, fermentation and photosynthesis) the strategy of group studies proved to be effective. This study was based on the application of the Trezentos methodology, an active and collaborative methodology developed and applied initially in undergraduate classes with effective results in the development of looking over each other by promoting study groups where mutual help was stimulated. In addition to this human aspect, there was an improvement in income indexes. This work was based on the application of this methodology in 1st grade high school classes. The results indicate that active and collaborative methodologies, such as small group studies, in addition to reinforcing empathy and helping behaviors, contributed to achieve better rates in the evaluation activities related to cellular energy metabolism, although a large number of them were necessary. of classes for its effective application.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalGati, Christiano Del CantoniAlmeida, Kellen Anacleto de Oliveira2020-06-24T13:34:37Z2020-06-24T13:34:37Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Kellen Anacleto de Oliveira. A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38109info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/38109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
title |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio Almeida, Kellen Anacleto de Oliveira Biologia - estudo e ensino Ensino Médio |
title_short |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
title_full |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
title_sort |
A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio |
author |
Almeida, Kellen Anacleto de Oliveira |
author_facet |
Almeida, Kellen Anacleto de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gati, Christiano Del Cantoni |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Kellen Anacleto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - estudo e ensino Ensino Médio |
topic |
Biologia - estudo e ensino Ensino Médio |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-06-24T13:34:37Z 2020-06-24T13:34:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Kellen Anacleto de Oliveira. A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38109 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Kellen Anacleto de Oliveira. A influência do Método Trezentos na aprendizagem dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508341793128448 |