Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeste, Letícia Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Edlaine Souza, Pereira, Naira Rúbia Rodrigues, Alves, Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034
Resumo: Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.
id UNB_09f9d1e5aef3a735c7d926533111fabf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33719
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamentalProsodic parameters of reading in 2nd to 5th grade studentsEstudantesFluênciaProsódiaVelocidade de leituraVariação melódicaObjetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.Purpose Characterize and compare melodic variation and reading speed and verify their evolution throughout the development of schooling. Methods The reading of 78 Elementary School (2nd to 5th grade) students was analyzed using the Praat program with regards to the parameters of melodic variation (F0) and reading speed (Duration). Statistical measures (mean and standard deviation) were taken and the Student´s t-test was applied at significance level of 5%. Results Melodic variation and reading speed increased as schooling progressed, especially during 5th grade. Conclusion Melodic variation increases as schooling progresses, mainly during 5th grade. First minute of reading analysis is sufficient to assess reading speed, not being necessary to analyze the full text.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-02T13:57:33Z2019-01-02T13:57:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfCELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessCeleste, Letícia CorrêaPereira, Edlaine SouzaPereira, Naira Rúbia RodriguesAlves, Luciana Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-26T17:39:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/33719Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-26T17:39:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
Prosodic parameters of reading in 2nd to 5th grade students
title Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
spellingShingle Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
Celeste, Letícia Corrêa
Estudantes
Fluência
Prosódia
Velocidade de leitura
Variação melódica
title_short Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_full Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_fullStr Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_sort Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
author Celeste, Letícia Corrêa
author_facet Celeste, Letícia Corrêa
Pereira, Edlaine Souza
Pereira, Naira Rúbia Rodrigues
Alves, Luciana Mendonça
author_role author
author2 Pereira, Edlaine Souza
Pereira, Naira Rúbia Rodrigues
Alves, Luciana Mendonça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeste, Letícia Corrêa
Pereira, Edlaine Souza
Pereira, Naira Rúbia Rodrigues
Alves, Luciana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Fluência
Prosódia
Velocidade de leitura
Variação melódica
topic Estudantes
Fluência
Prosódia
Velocidade de leitura
Variação melódica
description Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:57:33Z
2019-01-02T13:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034
identifier_str_mv CELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33719
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225887731712