Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeste,Letícia Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira,Edlaine Souza, Pereira,Naira Rúbia Rodrigues, Alves,Luciana Mendonça
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501
Resumo: RESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.
id SBFA-1_8fa1103a91427f5e2f204a499e6801cc
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822018000100501
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamentalEscolaresFluênciaProsódiaVelocidade de LeituraVariação MelódicaRESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501CoDAS v.30 n.1 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017034info:eu-repo/semantics/openAccessCeleste,Letícia CorrêaPereira,Edlaine SouzaPereira,Naira Rúbia RodriguesAlves,Luciana Mendonçapor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000100501Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-02-05T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
spellingShingle Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
Celeste,Letícia Corrêa
Escolares
Fluência
Prosódia
Velocidade de Leitura
Variação Melódica
title_short Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_full Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_fullStr Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
title_sort Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
author Celeste,Letícia Corrêa
author_facet Celeste,Letícia Corrêa
Pereira,Edlaine Souza
Pereira,Naira Rúbia Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
author_role author
author2 Pereira,Edlaine Souza
Pereira,Naira Rúbia Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeste,Letícia Corrêa
Pereira,Edlaine Souza
Pereira,Naira Rúbia Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Escolares
Fluência
Prosódia
Velocidade de Leitura
Variação Melódica
topic Escolares
Fluência
Prosódia
Velocidade de Leitura
Variação Melódica
description RESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182017034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.30 n.1 2018
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442082418688